domingo, 25 de outubro de 2009

Crónica Testemunhos do Tempo – A Primeira Reflexão: carteia

Antes de qualquer avanço mais significativo, é apropriado que se faça uma introdução do cronista, dado que irei tratar assuntos históricos que irão suscitar interesse a muitos Quarteirenses.
Deste modo, sempre estarei disponível à discussão das matérias que irei apresentar e a outras. Chamo-me João Santos, tenho 22 anos, natural de Quarteira e sou estudante do Curso de Património Cultural na Universidade do Algarve.
Aqui mais próximo de nós, sou presidente da Juventude Social-Democrata e vice-presidente do Centro Desportivo de Quarteira, onde desempenho funções de treinador e atleta.
Contudo, deixemos as questões políticas e desportivas de lado e concentremo-nos nas de cariz histórico.
Acredito que a melhor forma de começar é através de uma primeira reflexão, que possa contribuir para o desmistificar de muito do passado desta freguesia caracterizada como terra de pescadores e turismo.Seguindo, esta linha de pensamento, elimine-mos de vez este grande erro da historiografia moderna – alimentado por alguns historiadores e gentes locais –, que apontam Quarteira como sendo a carteia pré-romana.
A trama remonta ao século XVIII e ao frade franciscano Vicente Salgado na sua obra «Memórias Eclesiásticas do Reino do Algarve, Lisboa 1786» identifica Quarteira como carteia.Esta identificação não deixa de ser questionável, dado que a mesma só foi possível através de supostos achados numismáticos, em que o próprio terá identificado em duas moedas; um tridente, a palavra carteia e delfins –golfinhos – ou atuns.

As moedas visíveis na imagem são oriundas de carteia em San Roque, Cadiz , datam do século II e I a.C, e são demonstrativas daquilo que Vicente Salgado poderá ter encontrado.

Contudo, podemos colocar o problema: O que faziam moedas de carteia (Cadiz) em Quarteira? Devido a trocas comerciais existentes entre as colónias Peninsulares, a importancia económica e geográfica de carteia, é normal que o fluxo de moeda cunhada nesta cidade da Hispania chegasse até estes territórios. Logo, toda e qualquer aproximação entre Quarteira e carteia, só pode ser explicado por erros a nível da Historiografia, deixando em aberto a questão: Qual a origem do topónimo Quarteira?


João Santos

Centro Autárquico - “Crédito … Como negociar com o seu Banco”

«No âmbito do protocolo em que a Câmara Municipal de Loulé é parceira, juntamente com a DECO Algarve, realiza-se no próximo dia 27 de Outubro (terça-feira), pelas 21h00, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira, mais uma sessão informativa “Encontros com Sumo”, subordinado ao tema “Crédito … Como negociar com o seu Banco”. Pretende-se, desta forma, informar o público em geral sobre as questões ligadas à negociação dos spreads, os direitos e obrigações de quem vai pedir empréstimo à banca, e outras informações que nem sempre são bem explicadas pelos bancos e que, nestes últimos anos, têm sido uma das razões do crédito mal parado e endividamento das famílias
Há que ter presente, que estas sessões não se destinam unicamente a quem tem problemas relacionados com créditos ou endividamento. Logo está aberto a todos os cidadãos que desejem estar mais informados para estas questões, dado que nunca sabemos o dia de amanhã e esta crise tem sido somatório dessa realidade.
«Recorde-se que, ao longo de 2009, têm decorrido várias sessões da iniciativa “Encontros com Sumo”, com o objectivo de informar e sensibilizar os consumidores permitindo um melhor esclarecimento das suas dúvidas, na resolução de questões práticas, divulgando critérios de escolha que melhor encaminhem o consumidor nas suas aquisições e na defesa dos direitos e legítimos interesses da população
A entrada é livre, logo é aparecer e contribuir.
cit in
Voz de Quarteira

Vai haver debate no Centro Autárquico - Foz do Almargem: Que futuro?

No dia 27 de Outubro de 2009 às 17:00 irá ter lugar no auditório do Centro Autárquico de Quarteira um debate que foca um tema ambiental primordial para a nossa freguesia. Foz do Almargem: Que futuro? O QuarteiraXXI incentiva todos os cidadãos a participar e a debater este tema, dado que este património ambiental vizinho de todos nós, deverá ser protegido e salvaguardado para gerações futuras e cabe-nos a nós proporcionar essa continuidade.

Este debate é da organização da Almargem Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve com o apoio do Centro Autárquico de Quarteira.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tomada de Posse da Assembleia de Freguesia de Quarteira

Após uma longa ausência, volto com uma noticia relativa ao nosso órgão representativo mais importante a nível local. Na Quinta-Feira dia 22 de Outubro pelas 19:00 no Auditório do Centro Autárquico, irá ter lugar a tomada de posse da assembleia de Freguesia. Este é um momento solene em que todos os Quarteirenses deverão estar presentes.