domingo, 25 de outubro de 2009

Crónica Testemunhos do Tempo – A Primeira Reflexão: carteia

Antes de qualquer avanço mais significativo, é apropriado que se faça uma introdução do cronista, dado que irei tratar assuntos históricos que irão suscitar interesse a muitos Quarteirenses.
Deste modo, sempre estarei disponível à discussão das matérias que irei apresentar e a outras. Chamo-me João Santos, tenho 22 anos, natural de Quarteira e sou estudante do Curso de Património Cultural na Universidade do Algarve.
Aqui mais próximo de nós, sou presidente da Juventude Social-Democrata e vice-presidente do Centro Desportivo de Quarteira, onde desempenho funções de treinador e atleta.
Contudo, deixemos as questões políticas e desportivas de lado e concentremo-nos nas de cariz histórico.
Acredito que a melhor forma de começar é através de uma primeira reflexão, que possa contribuir para o desmistificar de muito do passado desta freguesia caracterizada como terra de pescadores e turismo.Seguindo, esta linha de pensamento, elimine-mos de vez este grande erro da historiografia moderna – alimentado por alguns historiadores e gentes locais –, que apontam Quarteira como sendo a carteia pré-romana.
A trama remonta ao século XVIII e ao frade franciscano Vicente Salgado na sua obra «Memórias Eclesiásticas do Reino do Algarve, Lisboa 1786» identifica Quarteira como carteia.Esta identificação não deixa de ser questionável, dado que a mesma só foi possível através de supostos achados numismáticos, em que o próprio terá identificado em duas moedas; um tridente, a palavra carteia e delfins –golfinhos – ou atuns.

As moedas visíveis na imagem são oriundas de carteia em San Roque, Cadiz , datam do século II e I a.C, e são demonstrativas daquilo que Vicente Salgado poderá ter encontrado.

Contudo, podemos colocar o problema: O que faziam moedas de carteia (Cadiz) em Quarteira? Devido a trocas comerciais existentes entre as colónias Peninsulares, a importancia económica e geográfica de carteia, é normal que o fluxo de moeda cunhada nesta cidade da Hispania chegasse até estes territórios. Logo, toda e qualquer aproximação entre Quarteira e carteia, só pode ser explicado por erros a nível da Historiografia, deixando em aberto a questão: Qual a origem do topónimo Quarteira?


João Santos

Nenhum comentário: