sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Bye Bye Guantanamo Bay!!!

"Abaixo transcrevo a tradução de uma comunicação que esta manhã dirigi a todos os Membros do Parlamento Europeu:"

«Caros Colegas,
Informo que o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, comunicou ontem à imprensa ter enviado uma carta a Javier Solana e a todos os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, comunicando-lhes que Portugal se disponibiliza a receber prisioneiros de Guantánamo, no contexto de um esforço da UE para ajudar a Administração Obama a fechar os campos de detenção.
Portugal é o primeiro Estado Membro da UE a tomar esta iniciativa e espera que outros países europeus sigam o seu exemplo.
Segundo a imprensa portuguesa, a actual Administração dos EUA pediu recentemente aos países europeus que recebessem alguns dos prisioneiros de Guantánamo, pedido encaminhado através de Gilles de Kerchove, o Coordenador contra o Terrorismo da UE. Anteriores pedidos no mesmo sentido tinham antes sido dirigidos a Estados Membros individualmente, dizendo respeito a prisioneiros já ilibados de suspeitas, mas que os EUA não podiam repatriar para os respectivos países de origem.
Espero que apreciem o alcance desta iniciativa por parte de Portugal e que instem os vossos governos a tomarem passos semelhantes, a fim de encerrar este capítulo vergonhoso das relações transatlânticas e de começar a assumir as responsabilidades europeias pela cooperação estendida à Administração americana cessante no quadro do chamado "programa das rendições extraordinárias".
Cordiais cumprimentos,
Ana Gomes, MPE»
in, Causa Nossa, Dezembro de 2008
......................................................................

Tendo em conta as condições desumanas (Tortura), em que os presos se encontram constantemente em Guantanamo Bay, acredito que esta acção de Portugal serve para se redimir daquela questão dos voos da CIA que passaram por território Português com esses ditos “terroristas”. A nível de politica externa, Portugal está na FrontLine.

Mas… Always a Catch! Será que esta repentina tomada de posição de Portugal em relação ao receber dos presos não será prejudicial para o nosso país? Poderá isto levar ao insurgimento de alguma célula da al-qaeda e levar a cabo algum ataque terrorista por vingança?

Basicamente estou sem perceber se serão libertados ou irão cumprir pena em cadeias Portuguesas, vou aguardar mais desenvolvimentos.

Nenhum comentário: