sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Escola Secundária Drª Laura Ayres - Conferência do Prof. Dr. Rui Penha: Sobreviver à Escola

“No próximo dia 28 de Janeiro de 2009, pelas 12h, no Auditório da Escola Secundária Laura Ayres, a RETS do Algarve vai realizar mais uma actividade. Pretende-se na palestra enfatizar porque é que todos os alunos apesar de serem eminentemente inteligentes ao dominarem o que é de mais complexo que é uma língua, são repetidamente, por vezes de forma subtil, alvo da mensagem que até podem ser algo ou mesmo bastante incompetentes.  

 Dar-se-ão exemplos da matemática e outros, em que se pretende demonstrar que uma mente inteligente não pode de facto interessar-se pelos assuntos, tal como por vezes (demasiadas vezes) são expostos.  Abordar-se-ão concretamente, do ponto de vista pedagógico, dois tópicos: primeiro, o facto de a palavra não ser a coisa; segundo, confrontar-se-á a interrogação – "qual o verdadeiro oposto de sentimentos de inferior idade?". 

Docente: Professor Doutor Rui Penha (Doutorado em Filosofia da Educação)”

in,VDQ, Janeiro de 2009

...............................................

Nos dias que correm, o simples facto de passar o dia na escola pode ser um verdadeiro martírio para muitos jovens, podemos até entender a mesma como um pequeno "campo de batalha". Só consegue chegar são e salvo a casa sem maleitas, o jovem que domina de certa forma a arte da diplomacia. 

O conjunto de alianças que eles vão desenvolver junto dos colegas, vai definir se o seu caminho será cheio de problemas no recreio ou então livre de obstáculos e nunca terá que passar por situações como o "bullying".

Nenhum comentário: