domingo, 27 de abril de 2014

CVRE – Corpo de Voluntários Rádio Emergência - Quarteira

"CVRE Quarteira
O CVRE – Corpo de Voluntários Rádio Emergência é uma associação sem fins lucrativos criada em Junho de 2013, e tem na cidade de Quarteira a sua sede.

O que fazemos:
·         Sensibilizar e alertar o cidadão para o risco;
·         Reagir a situações de fenómenos extremos, acidentes graves e catástrofes;
·         Tornar os cidadãos mais resilientes às situações de risco;
·         Incentivar a formação e o treino contínuo nas áreas da proteção e socorro;
·         Estar presente nas atividades desportivas e/ou lúdicas tanto marítimas como terrestres.

Objetivos:
A associação tem como fim primordial sensibilizar e mobilizar os cidadãos promovendo a sua formação e capacidade de reação em situações de catástrofe, fenómenos extremos, acidentes graves e situações de emergência social grave, desenvolvendo a capacidade de se auto-protegerem, assim como, de socorrer e prestar auxílio aos outros, colaborando sempre que se verifique essa necessidade com os Serviços de Emergência e Proteção Civil sem nunca a eles se substituírem.

Contribuir para a prevenção de situações de risco, acidente grave, ou catástrofe natural, alertando, protegendo e socorrendo as pessoas, bens e ambiente, dentro da legislação em vigor.

Cooperar com outras organizações locais, regionais ou nacionais congéneres, em todas as atividades tendentes à promoção e desenvolvimento das ações de resposta à emergência, de entreajuda comunitária e de Proteção Civil.

Constituir-se como parceiro dos organismos públicos responsáveis pelas atividades de proteção civil, do socorro e da emergência, no sentido de possibilitar a agilização de procedimentos de ajuda em caso de ocorrência previsível ou verificada e fortalecendo a capacidade de resposta.

Celebrar acordos e protocolos de cooperação com entidades públicas e privadas, tendo em vista a troca de boas práticas e experiências, a aquisição de conhecimentos e a formação técnico-profissional dos seus membros.

Contribuir para a sensibilização, informação e formação dos cidadãos, colaborando nos projetos dos organismos públicos.

Promover a troca de peritos, de experiências e de conhecimento, cooperando com outras organizações de proteção civil, socorro e emergência privadas nacionais ou estrangeiras.

Informação geral:
O CVRE – Corpo de Voluntários Rádio Emergência é constituído por um grupo de voluntários vindos das mais variadas áreas de formação, com interesse demonstrado nas áreas da proteção e socorro.


Quem são estes voluntários?Pessoas com espirito de Solidariedade;
Pessoas interessadas e com espirito de missão;
Pessoas com capacidade de Cooperação e trabalho multidisciplinar.
Os voluntários do CVRE devem estar preparados para se auto-protegerem, socorrer o próximo e prestar auxilio às entidades oficiais ao serviço do socorro e da proteção Civil.

Contextualização legal:

• Insere-se no Ponto um do artigo um da Lei de Bases de Protecção Civil:

- “ Protecção Civil é a actividade desenvolvida pelo Estado,
Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos Cidadãos e todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de
prevenir riscos colectivos (…)”
(Lei nº 27/2006 de 3 de Julho)

Programa de atividades:
            O CVRE Quarteira elaborou um programa de atividades que se propõe realizar conforme a disponibilidade dos órgãos intervenientes. As atividades a realizar são agora enunciadas de seguida:
·         Atividades de divulgação – a associação realizará um conjunto de apresentações orais em diversos estabelecimentos de ensino do concelho de Loulé, desde jardins de infância a universidades (neste caso privada), para desta forma divulgar a um número mais alargado de pessoas e diversas faixas etárias, sobre o que é a CVRE e o que fazemos.
·         Workshops para as crianças – serão desenvolvidos uma série de workshops associados às palestras mencionadas anteriormente, direcionados ao público mais jovem, para que estes saibam os cuidados a ter, as medidas preventivas, e os processos que devem seguir em cada uma das situações de emergência."

in, CVRE, 27 de Abril de 2014.
.....................................................................

Consideramos tratar-se de uma estrutura de grande valor para o apoio ao socorro na nossa freguesia e possivelmente no concelho. No entanto, o Café da Avozinha conseguiu apurar a necessidade gritante deste corpo de voluntários em conseguir instalações que permitam o acondicionamento de material e organização das suas actividades. Vão em frente CVRE, Quarteira precisa!

Por Quarteira, sempre mais e melhor.

Nenhum comentário: