sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

CML Apoia Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer.

"Com o objectivo de apoiar os melhoramentos nas instalações higieno-sanitárias da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, a Câmara Municipal de Loulé vai atribuir um subsídio no montante de 15 mil euros a esta instituição.

Esta verba insere-se na política autárquica de apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social, entidades cujo papel em termos da promoção social, cultural e educacional dos diferentes grupos etários da população do concelho, sobretudo junto dos estratos mais vulneráveis e com maior grau de dependência, tem sido determinante.

Refira-se que a Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, com sede em Quarteira, foi criada para prestar apoio aos familiares e doentes portadores destas duas doenças, combatendo o isolamento destas pessoas que passam por programas de convívio de apoio psicossocial.

É ainda um dos objectivos contribuir para o despiste e actualização constante dos progressos na investigação e tratamento da doença."

IN, VDQ, 2008

.........................................................................

Sem dúvida, que este subsídio vai ajudar em muito a AHDPA, estas são doenças para a qual não existe cura, simplesmente alguma prevenção e que mesmo assim não se tem a certeza se vai ou não contribuir para o não aparecimento das mesmas. Deste modo, dinheiro bem empregue...

Mas deixo aqui patente que o desporto também é muito importante e infelizmente clubes como o Centro Desportivo de Quarteira são esquecidos pela CML.

Acredito que o CDQ também actua numa base social e educacional, a gente gosta de dizer que para além de formar atletas também ajudamos a formar cidadãos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A doença de Alzheimer é uma doença do sistema nervoso central que se manifesta predominantemente após os 65 anos por demência, ou seja, perda de várias faculdades mentais com intensidade suficiente para interferir com a capacidade na execução das actividades da vida diária.
Foi descrita pela primeira vez em 1906 por Alois Alzheimer mas apenas nas décadas de 70/80 do século passado começou por assumir importância relevante, como forma de dememência frequente. Em Portugal existem cerca de 60/70 mil doentes na Europa cerca de 6 milhões.
Antigamente o envelhecimento e a demência era considerado como inevitável. Hoje em dia com o avanço da ciencia a doença de Alzheimer é uma doença na qual as células do sistema nervoso central sofrem um processo de morte mais acelarado provocando a perda da memória recente.
I.D.