quarta-feira, 29 de julho de 2009

Joaquim Vairinhos em Conferência de Imprensa - Vandalização de Outdoor


Ultimamente, tenho disponibilizado pouco tempo para o Quarteira XXI, mas há situações que decorrem neste concelho às quais não consigo deixar de atribuir alguma atenção. Acredito que ao fazê-lo vou entrar num ciclo de comentários relacionados com o estado da nossa politica local que farão algumas pessoas parar, voltar ao que é mais primário e reflectir acerca dos nossos candidatos. Essa reflexão pretende que não nos deixemos engodar pelo "espírito de carneirada", e que tenhamos a capacidade de distinguir quais as acções mais correctas e menos correctas levadas a cabo pelos mesmos.

Ao visitar o blog Sebastião encontrei um tópico relacionado com a problemática da vandalização de um Outdoor do candidato à Câmara Municipal de Loulé - Joaquim Vairinhos - onde estava uma frase interessante «Não a esta politica sem Ética!» Tudo bem, vivemos num Estado de Direito Democrático chamado Portugal e acredito que todos os cidadão tem liberdade de expressão para se fazerem notar nesse sentido, não denegrindo como é claro a imagem dos outros. Conforme avancei no vídeo da conferência de imprensa, alcanço o minuto 2:47 e como jovem que sou, reconhecendo a minha condição de inexperiência politica, algo deixou-me um pouco abalado e decidi escrever este tópico.

Este candidato com esta conferência de imprensa já é conotado com uma tentativa de campanha de vitimização como li algures pela net, mas não é essa a questão. O que realmente é inadmissível, é um candidato à Câmara Municipal de Loulé, um candidato que pretende se colocar à frente do maior Concelho do Algarve organizar uma conferência de imprensa e dizer - para todos ouvirem - as barbaridade escritas contra si no Outdoor. Elas já são condenáveis, porque acredito que quem partilha do espírito democrático as abomina, mas o facto de se voltar a repetir era desnecessário e acredito que nesse sentido este candidato perdeu pontos.

Mas cumpriu o seu direito de demonstrar o seu descontentamento para com a situação e esse direito ninguém deverá ir contra, afinal de contas pensou na sua família, somente as coisas podem ser ditas de outra maneira. Contudo, não foi a melhor, a não ser que o objectivo dessa conferência fosse outro.

Acredito que é importante reflectir acerca disto.

Nenhum comentário: