domingo, 8 de fevereiro de 2009

Manutenção da Pista de Atletismo de Quarteira

"A pista de atletismo de Quarteira tem vindo a causar alguns dissabores aos seus utilizadores, e, segundo Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, “a pista não é tão utilizada por falta de manutenção, em termos de colchões e da própria pista”, mostrando-se, no entanto, confiante quanto ao seu futuro. “A manutenção acontecerá, de facto, e, a partir daí, a pista de Quarteira terá, de certeza, mais utilização”, reforça.

Segundo Artur, “a relva invadiu a pista e estragou tudo, desde as anteparas ao sector de lançamentos, estando o espaço todo partido, de se passar por cima com os tractores”. “Para além disso, em relação ao equipamento, não há um espaço para se guardar, condignamente, as barreiras e todo o material, ficando este à chuva e ao sol”, sublinhou, realçando, no entanto, que autarquia de Loulé já está a apresentar soluções.

 Artur Domingos refere, ainda, as principais queixas dos atletas. “A primeira queixa é no sector de lançamentos. Temos atletas com muita qualidade, que não conseguem lançar, porque, embora exista uma gaiola nova para os lançamentos, não está montada, o que é perigoso, se pensarmos que há jovens a lançar discos leves em cima de 30 m, que podem ir para qualquer direcção. Pelo facto de não existir uma gaiola de protecção, eles têm medo de lançar o disco, situação que também ocorre no lançamento do dardo."

Segundo José Graça, vice-presidente da autarquia de Loulé, “já está a ser equacionado um arranjo da pista”. “O espaço tem sido utilizado, mas, em breve, haverá, com certeza, uma recuperação e um melhoramento dessa mesma infra-estrutura”, salientou."

in, Carteia, Fevereiro de 2009

.........................................................

A realidade presente neste quadro é que o Estádio Municipal de Quarteira devia de ser chamado Pista Municipal de Quarteira. Este equipamento não é unicamente direccionado para a prática do futebol, devido ao facto de apresentar mais valências respeitantes ao atletismo do que ao fenómeno desportivo futebol. 

Através da fotografia aérea, podemos destingir 3 círculos para lançamentos, um corredor para lançamento do dardo, nas laterais corredores de de salto em comprimento com 4 caixas de areia. No entanto não se encontra montada a gaiola de lançamentos, colchão de salto em altura, não existe um local para a protecção das barreiras... Isto é uma pista de atletismo que funciona a 50% da sua capacidade.

Foram 12 anos sem manutenção que não se conseguem explicar, mas sendo o desejo da Autarquia possuir um Complexo Desportivo em Quarteira, acredito vivamente nas palavras de José Graça; “já está a ser equacionado um arranjo da pista”. “O espaço tem sido utilizado, mas, em breve, haverá, com certeza, uma recuperação e um melhoramento dessa mesma infra-estrutura”, salientou."

 

Nenhum comentário: