terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Petição Pela permanência do Museu Nacional de Arqueologia no Mosteiro dos Jerónimos

"Caras amigas e amigos, 
Como já deve ser do conhecimento de alguns, o Ministério da Cultura e da Defesa estão em negociações para “fazer uma troca”, que na prática implica que Museu Nacional de Arqueologia saía do Mosteiro dos Jerónimos para o Museu de Marinha se poder alargar. 

Considero isso um absurdo por várias razões: 

O Museu Nacional de Arqueologia nos Jerónimos desde 1903 e tem um passado que se confunde com o próprio mosteiro (razão histórica) 

Desde a década de 90 do século XX sucessivos governos têm prometido obras no MNA que nunca aconteceram e o museu tem continuado a funcionar sem grandes condições, mas com resultados cada vez mais positivos expressos pelo crescente número de visitantes. (razão política) 

O MNA é o museu nacional com maior espólio e a transferência das suas colecções é um processos muito complicado e moroso, já para não falar que o edifício para o qual querem transferir o museu, não reúne à data condições técnicas para albergar tal espólio que é propriedade de todos portugueses (razão técnica) 

Tal decisão implica o encerramento por vários anosdo MNA e assim privar o país e as escolas dos seus serviços. Estamos a falar do 2º museu nacional mais visitado da Rede Portuguesa de Museus (Razão social, cultural e educativa) 

No fundo, a questão essencial é uma questão de justiça... o MNA precisa de ampliar o seu espaço expositivo e o mosteiro necessita de obras, trocar a instituição que ocupa o espaço não serve os interesses de ninguém nem faz os problemas desaparecerem. 
Se concordarem assinem a petição em: http://www.peticao.com.pt/museu-nacional-de-arqueologia 

indicando o nº de BI, data e local de emissão. A todos muito obrigado. 

PS: só para constar o Museu de Marinha tem muitas alternativas: 

1- Expandir o espaço expositivo para o parque de estacionamento ao lado do pavilhão das galeotas 

2- Ocupar a Cordoaria pois já pertence ao ministério que o tutela"

in, Fórum Arqueologia, Janeiro de 2009
.............................................................................

Embora através deste tópico o Quarteira XXI esteja a desviar-se um pouco do seu proposito, acredito que esta é uma causa pela qual deveremos dar o nosso nome. Por todo o Mundo cibernetico Português, a petição contra a mudança do MNA do Mosteiro dos Jeronimos para a Cordoaria Nacional, tem percorrido os espaços dedicados à arqueologia. Segundo o texto introdutório da petição, ficamos a saber um pouco da história deste museu e do facto que desde de 1903, este ter lugar no Mosteiro dos Jenónimos. Logo, pura e simplesmente devido a esta razão acredito que esta opção nunca deveria ter sido colocada.

Meus amigos, convido-os assinar a petição http://www.peticao.com.pt/museu-nacional-de-arqueologia

Nenhum comentário: