domingo, 26 de julho de 2009

Nevoeiro em Quarteira - "Com nevoeiro não há piloto"

"Com nevoeiro não há piloto", nessa manhã esta era a frase mais utilizada pelos "Homens" habituados às lides do mar. "Homens" porque na vida do pescador não há lugar para os menos capazes ou iludidos com pensamentos de grandeza em relação aos outros. "Homens" porque formam uma elite de trabalhadores especializados nas diversas artes que desde de pequenos foram habituados a aprender, muito por necessidade e pela perspectiva de uma profissão. Contudo, estes "Homens" em cima de água temem acima de todos um único inimigo! O nevoeiro, que, de um segundo para o outro se abate com tal firmeza que o som abafa, a visão sente-se e os corações começam a bater mais forte. GPS, Radar são tecnologias valiosas caso o nevoeiro surja, mas se puderem evitar de ir para o mar quando o tempo se encontra como está representado na imagem, não apanham lá um que seja! Pode estar o peixe em monte, mas eles não saem da doca.
Preceitos antigos que dificilmente são apagados do código genético do pescador, mas que acaba por ser um bom mecanismo de alerta.
No fundo, tenho vindo a descobrir por conta do trabalho no mar que há Homens e homenzinhos e que grandes Homens temos em Quarteira!

Um comentário:

Anônimo disse...

ouvi falar numa antiga profecia soubre quarteira.