quinta-feira, 30 de agosto de 2007

ASAE faz "Limpeza" perto da Lota de Quarteira...

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica - ASAE, deslocou-se hoje pela manhã a Quarteira com o intuito de tentar resolver parcialmente este flagelo da falta de saneamento que provem da venda ilegal de peixe. Acredito veemente, que esta operação levada a cabo pela ASAE não terá efeitos visíveis a longo prazo, uma simples gota num imenso oceano. Sem dúvida, louvar o facto de deslocarem-se ao local, imediatamente terem começado a apreender peixe ilegal e sem nenhuma segurança alimentar, todos nós sabemos em que condições o pescado é "comercializado" naquele local. Segundo uma testemunha; "Levantou-se um vendaval de gente a fugir por tudo com que era canto...", quando o CDA chegou já era demasiado tarde, as apreensões já tinha sido efectuadas e lentamente os "Vendedores" iam voltando às suas bancas para recuperar o que sobrou das mesmas para amanhã voltarem aos mesmo "negocio". Algumas testemunhas que ainda encontravam-se no local disseram que alguns pescadores foram multados e não reagiram muito bem. Seguidamente os agentes da ASAE deslocaram-se até ao interior da Lota de Quarteira, cá fora encontravam-se os militares da GNR que também participaram nas apreensões do pescado. Parece que não gostaram muito que o CDA lhes tirasse um foto. Explicação dada, João Santos; "É para imprensa local!". Enquanto isso, o CDA deu-se conta de movimentações estranhas e acabou por encontrar a carrinha de um dos grandes vendedores de pescado que passam a manhã inteira naquele "mercado negro" ou "estrada da perdição", seria interessante que alguma autoridade naquele momento fosse fiscalizar as condições de transporte da carrinha e do próprio pescado. Acredito que mais não se pode dizer, as fotografias só por si contam toda esta "epopeia" de peixe, mar, pecadores, não pescadores e vendedores de ocasião. Uma coisa era certa os toxicodependentes esses foram os primeiros a deixar o peixe no chão e fugir, mas esses sim são o grande perigo à saúde daqueles que comem "gato por lebre". Observando melhor a foto, naquele momento estavam a fazer a transferência de algum peixe que tinha sido salvo para dentro da carrinha, ao olhar do curioso parecia isso que estava acontecendo no momento. Mas é interessante, constatar que muitos destes "vendedores" conseguem caixas da lota, carrinhos da lota e do mercado do peixe, penso que existe aqui uma espécie de cumplicidade que deveria ser investigada mais a fundo, penso eu...

Como diria o Padre António Vieira; "Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande [...] Os homens com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros”

Sermão de Santo António aos peixes

Assim se vive Quarteira!


5 comentários:

Lourenço Anes disse...

Bom trabalho, João! Muito oportuno e eficaz.
Como vê, vale a pena a gente chatear as autoridades administrativas e policiais, para os "obrigarmos" a agir.
Força, João. Não se pode parar nem transigir com o que está errado.
Um abraço

Anônimo disse...

Esperemos que estas acções se tornem sistemáticas, senão de pouco servirão!

João Carlos Santos disse...

Essa é a principal questão!!! Porque uma vez por mês não é nada, é uma gota no oceano... Se fosse todos os dias durante uma semana ou mais penso que seria possivel resolver em parte o problema.

Abraços.

Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel disse...

João,

"Blog Day" foi criado na convicção de que os bloggers deverão ter um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. Nesse dia os bloggers recomendarão novos blogs aos seus visitantes.

Em comemoração da sua terceira edição, os bloggers de todo o mundo farão um post a recomendar a visita a novos blogs, de preferência, blogs de cultura, pontos de vista ou atitude diferentes do seu próprio blog. Nesse dia, os leitores de blogs poderão navegar e descobrir blogs desconhecidos, celebrando a descoberta de novas pessoas e novos bloggers."

E Tu foste um dos nomeados d´A Minha Matilde & Cª ...

Um abraço da M&M & Cª!