sábado, 4 de agosto de 2007

Graffiti... Arte ou Vandalismo?

Nos tempos que correm, esta forma de expressão, esta chamada "Arte Urbana" tem preenchido com motivos algo elaborados ou menos elaborados as paredes frias das nossas cidades, segundo a ideologia de alguns writers. Em Quarteira, podemos encontrar locais repletos de graffitis de grande qualidade, outros que contribuem para a má imagem e degradação de certas zonas.

Image Hosted by ImageShack.us


Sinto que este problema, não foi ainda abordado da melhor maneira possível pelos nossos Autarcas. Todos os dias assistimos ao vencer do graffiti sobre zonas que nunca tiveram contacto com ele. Não pretendo com isto condenar a arte, simplesmente pretendo que sejam estudadas soluções para que estes jovens se possam expressar à vontade sem danificar/vandalizar propriedade pública e privada.

Image Hosted by ImageShack.us


Perto do túnel da escola D.Dinis, podemos encontrar graffitis maravilhosos que demonstram a mestria de muitos writers, mas fazem-no em espaço próprio logo não existe problema. Contudo, seria de bom senso fornecer mais espaços unicamente virados para o graffiti evitando assim muito do vandalismo que todos os dias presenciamos.

Image Hosted by ImageShack.us


Quarteira é sem dúvida um destino turístico muito apetecível para o Português, o turista não vem cá para ver graffitis como vê todos os dias na sua terra, penso que Junta/CML, deveriam de levar a cabo campanhas de sensibilização para com o graffiti. Graffiti é arte, então nós vamos fornecer espaços e técnicos que façam a catalogação das obras. Quem sabe, no Algarve serem pioneiros desta nova mentalidade. Acompanhando, deste modo os writers seria possível diminuir em muito o vandalismo pois passariam a ter locais apropriados para expressarem-se.

Image Hosted by ImageShack.us


Muitas vezes sou levado a pensar que existe uma preocupação com a imagem de Quarteira, mas somente a nível de praias. Será que o interior de Quarteira não conta? É agradável entrar numa avenida e olhar para o lado direito e numa fila de prédios só se ver graffitis sem qualquer estética a dar as boas vindas às pessoas? Penso que este é um assunto muito pertinente e gostaria de ler as opiniões dos nossos utilizadores.


2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João Carlos Santos disse...

Caro anônimo, diga alguma coisa como deve ser, sabe a minha benevolência tem limites.

Abraços.