quarta-feira, 30 de abril de 2008

"Loulé: Autarquia vai adquirir imóvel histórico de interesse concelhio"

"A Assembleia Municipal de Loulé aprovou por unanimidade, em reunião ordinária realizada esta segunda-feira, 28 de Abril, a proposta da Câmara Municipal para aquisição do imóvel conhecido por “Casa da Música Nova”, pelo valor de 446.400,00 euros.

Localizado na Rua Sacadura Cabral, N.º17-19, perto do novo Arquivo Municipal, esta prédio secular tem uma área de cerca de 1200 m2 e é composto por um edifício senhorial de três pisos, três edificações térreas destinadas a cocheira, garagem e arrecadação e por dois logradouros.

Esta antiga casa senhorial está classificada no PDM de Loulé como edifício de “Interesse Concelhio”, encontrando-se o seu logradouro em zona de protecção do Património Edificado. "
in, VDQ, 2008-04-30

..................................................................

Só vejo a CMLoulé a adicionar património Histórico a sua lista de património camarário... E o nosso Casino Antigo o edifício mais antigo que existe em Quarteira está a cair na Ruína!!!

Votação da Avozinha - Concorda? Presidente da Câmara Municipal de Loulé Seruca Emídio "Autarca do Ano".

Acredito que mais uma vez os votos falam por si e que ao contrário do que a oposição no Concelho de Loulé acha, esta distinção é merecida a Seruca Emídio.

O Café da Avozinha Blogue Faz 1 ano!!!

Tudo começou em 29 de Maio de 2006 com a criação do primeiro fórum direccionado para a discussão de um único e vasto tema chamado Quarteira. Nessa altura ainda não deslumbrava o que um espaço cibernético poderia fazer por uma cidade como esta. Na verdade, a participação era quase nula devido ao pequeno numero de utilizadores, deste modo o CDA fórum cessou e começou o CDA Blogue a 14 de Abril de 2007. Esta foi uma nova Era para o CDA e o blogue trouxe consigo uma maior exposição dos conteúdos discutidos, o que proporcionou uma maior cobertura do numero de utilizadores que diariamente nos visitam.
criassem O pequeno do sucesso desta ideia que nasceu no livro de visitas do Jornal Voz de Quarteira, levou a que outros Quarteirensesblogues e espalhassem mais o nome de Quarteira!
No fundo estamos a viver um momento na História da nossa cidade em que fazer uma buscar de imagens no Google e escrever Quarteira, dará acesso a outras imagens para além dos habituais aldeamentos turísticos e apartamentos para férias.
O que fez o Café da Avozinha por Quarteira? Simplesmente mostrou a verdade da nossa terra, simplesmente mostrou que Quarteira mudou/evoluiu e que tem os mesmos problemas que outras cidades de Portugal. Existe melhor embaixador de Quarteira na Internet que o Café da Avozinha? Os vídeos da sua autoria que se encontram no Youtube mostram a beleza da nossa cidade, o afecto das nossas gentes, a nossa História, ambiente, desporto, os jovens, gastronomia o que de melhor há em Quarteira!

Sendo assim, o Café da Avozinha pretende continuar por aqui mais anos, trazendo até vós esta nossa diversificada visão de Quarteira uma Cidade que merece mais e melhor!

Parabéns Café da Avozinha e obrigado Quarteira!

domingo, 27 de abril de 2008

Torneio Olimpico Jovem - Lagos - Centro Desportivo de Quarteira com boas prestações!!!

"Miguel Santos superou a Concorrência e Venceu com margem os 100 mts Barreiras de iniciados.

Iolanda Martins venceu também os 80 mts Barreiras em iniciados.
No lançamento do Dardo, Miguel Santos que se encontra num crescendo de forma conseguido chegar ao 2º Lugar, bem repetir o pódium no salto em, comprimento com um bom salto acima de 5 mts.

Salto em altura a revelar a escola do CDQ e com 1.50 mts André Pinheiro ficou na 2ª posição e logo a seguir Luís Cascão na 3ª posição, Nos 80 mts André Pinheiro a terminar em 2º lugar e Luís Cascão em 4º. Renato acima de 1.40 .

Ainda com boas prestações para a restante comitiva."

in, CDQ, Abril de 2008

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sabia que...

"O golpe de estado militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas. Este levantamento é conhecido por Dia 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar ( MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução)."

in, Wikipedia, 21 de Abril de 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Buraco da Rua Gago Coutinho...

Ora bem, após um mês o buraco finalmente foi tapado, mas atenção a aqueles que pensam que foi obra da CMLoulé. Acredito que se estivéssemos a espera da mesma que o buraco ainda ali estaria com pedras espalhadas pelo passeio.

Sendo assim, segundo algumas fontes, a Junta de Freguesia de Quarteira aprovou um orçamento para levar a cabo a obra.

Agora só espero que coloquem uma, palmeira ou outro tipo de árvore no local, caso não o façam a Rua Gago Coutinho perde a sua IDENTIDADE!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Voz do cidadão - Quarteira - Queda em Via Pública!!!

Este nosso cidadão entrou em contacto com o Café da Avozinha para alertar a uma situação que aconteceu com o mesmo.

Perto da Escola Secundária Drª. Laura Ayres, podemos encontrar na VIA PÚBLICA cerca de 4/5 tubos de ferro cada um com 15/20 cm de altura, que servem supostamente de apoio para os chapéus de sol de um estabelecimento próximo.

Este nosso cidadão que ia numa VIA PÚBLICA, não se apercebendo da existência dos tais tubos, devido a camuflagem de fundo que a calçada proporciona, tropeça num e dá-se uma queda muito violenta, ficando com danos nos joelhos, cotovelos e nas mãos.

Será que os fiscais da CMLoulé têm conhecimento da situação?
Se este nosso cidadão tivesse falecido?
Se vierem acontecer mais casos?

O Café da Avozinha fez a sua parte...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Votação da Avozinha - Deveriam existir na Freguesia mais competições de...

Uma conclusão retiro destes dados aqui apresentados, Atletismo têm a preferência dos utilizadores com 33%, os outros desportos ficam aquém do esperado e uma novidade as pessoas preferem outros tipos de actividades desportivas, esta última opção levando 23% dos votos. Penso que os clubes de Atletismo do Concelho deveriam de ponderar a sua abordagem aos pais e jovens, existindo interacção com a Escola e não somente durante Corta-Matos Escolares e Mega Sprint.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Voz do cidadão - Vilamoura - Insegurança de Luxo

Desenganem-se aqueles que pensam que neste suposto paraíso Algarvio a segurança é uma das prioridades dos presentes promotores.
Desde que em 2005 André Jordan saiu e o grupo Espanhol PRASA assumiu funções, a segurança que até então era um dos serviços prestados pela LUSOTUR aos proprietários, foi reduzida a um simples segurança durante o dia e dois durante a noite, sendo que à noite, em vez de protegerem pessoas e bens, ficam estacionados em locais fixos a fim de protegerem o património da agora chamada LUSORT. Assim, e desde então, o número de assaltos a residências, tem vindo a crescer de dia para dia.
Muito embora em 2001 tenha sido criada a INFRAMOURA, empresa agora responsável pelos espaços públicos do resort, só em 2006 é que esta empresa participada em 50% pela câmara municipal de Loulé, iniciou a sua actividade. Apesar de o lema desta nova entidade ser "proteger Vilamoura como uma área ímpar", facto é que na prática têm-se limitado a promover umas pequenas lavagens de cara e problemas do foro ambiental, que embora importantes, não deveriam servir de pretexto para despromover a segurança.
Por outro lado, temos o posto da GNR de Vilamoura que tal como nas restantes partes do país, queixam-se da falta de meios. Embora conscientes da crescente evolução da criminalidade no resort, nada fazem. Contudo, no verão e tal como a LUSORT, também numa operação de lavagem de cara, dotam as praias de Vilamoura homens e mulheres de corpos esculturais com fardas tiradas de series Americanas montados em bicicletas de alta tecnologia dando a entender aos veraneantes, que é esta a imagem permanente de Vilamoura. O paradoxo é no mínimo, ridículo!
Por fim e não menos importante, temos a empresa Irlandesa Oceânico que é a nova proprietária dos 5 campos de Golfe do resort. Tal como as restantes entidades, esta, descartou também a questão da segurança pois o patrulhamento quer diurno quer nocturno nos campos de golfe, simplesmente deixou de existir. Curioso é, que as propriedades de maior valor e símbolo de luxo, são as que estão directamente viradas para os campos de golfe. Sendo que a entrada para os mesmos poderá ser feita de qualquer forma, pois não estão vedados, é por aí que os assaltantes em regra geral iniciam a sua actividade altamente lucrativa.
Mais escandaloso é, saber-se que a nova administração irá investir 950 milhões de euros na construção da nova cidade lacustre e não investe um simples euro em segurança.
Na qualidade de proprietário de 2 imóveis em Vilamoura e sendo que num deles já fui vítima de assaltos mais de 3 dezenas de vezes nos passados 3 anos, considero seriamente a possibilidade de não voltar a investir enquanto a situação não for invertida.
De acordo com o responsável pela segurança de Vilamoura, Sr. Carlos Rodrigues, a segurança dos imóveis do resort passou a ser da responsabilidade de cada proprietário, pena é que não dêem conta desse pormenor a todos aqueles que aqui passam férias, aos que pretendem investir e aos que já investiram.
Na sequência de tais informações, mesmo que contrariado, dotei as minhas propriedades de vedações com arame farpado, sistema de vídeo vigilância, alarmes e iluminação com sensores de movimento e, mesmo assim, o assaltante, mesmo que apanhado pelas camaras de vídeo e demais dispositivos, continua à solta pois sabe da total inexistência e ineficácia de qualquer força de segurança local.
Curioso é também que tanto as minhas como as outras casas, são vítimas de assaltos perpretados pelo mesmo individuo, usando sempre o mesmo modus operandi, e, mesmo sabendo as forças policiais de quem se trata, nada fazem para pôr fim a esta situação.
Como último recurso para pôr fim a este drama, recorro a vocês pois sei que se este assunto vier a público, certo estou que os presentes promotores tratarão de resolver de imediato o assunto.


..........................................................

Meus amigos, Vilamoura é das zonas de Quarteira mais inseguras... Vilamoura vende um turismo de eleição e de elite... Vilamoura merece mais segurança, mas Quarteira também merece mais segurança e o facto é que não se pode morrer pelos dois lados devido a falta de efectivos que impera por todo este Portugal.

Quando os nossos empresários necessitam de colocar em volta dos seus resorts e aldeamentos arame farpado e câmaras de vigilância é que algo não está bem numa das zonas mais conhecidas em todo o Algarve.

Vamos pensar um pouco acerca deste "grito de revolta" deste nosso cidadão porque acredito que não seja um caso isolado.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Blog O Café Da Avozinha

"Aqui fica o nosso agradecimento ao Blog O Café da Avozinha, pelas mensagens que tem colocado, pois têm tido um papel importante para a divulgação do nosso Projecto.


Temos recebido muitas visitas ao nosso Blog, provenientes do Café Da Avozinha.


Só assim é possível, mostrar o nosso trabalho e a evolução que temos tido desde Dezembro de 2006, quando o Boa Onda era apenas um projecto no papel.


Visitem em:

http://ocafedaavozinha.blogspot.com/"

...........................................................................................

Obrigado ao Boa Onda pelo trabalho que estão a fazer por Quarteira e pelo Bairro da Abelheira.

Presidente da Câmara Municipal de Loulé Seruca Emídio "Autarca do Ano"

"Numa cerimónia que decorreu no passado sábado, 12 de Abril, no Convento de Stº António, o presidente da Câmara Municipal de Loulé foi distinguido pela ASORGAL – Associação dos Órgãos de Comunicação Social do Algarve com o prémio “Autarca do Ano 2007”, uma iniciativa que pretende prestar homenagem “àqueles que são o grande suporte da Democracia no nosso país e que possibilitam a qualidade de vida às populações”.

Na segunda edição desta iniciativa, o edil de Loulé recebeu este reconhecimento “pelo trabalho desenvolvido à frente do Município e pelo olhar atento para com a população, pela sua humildade mais do que pelo seu mediatismo”."

in, VDQ, 14 de Abril de 2008

...............................................

Algo aconteceu e está acontecer no Concelho de Loulé, para que o nosso edil tenha recebido tão distinta homenagem.

Vamos pensar nisso.

Cartoons da Avozinha - Delírios de Independência...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Torneio Regional Atleta Completo - CDQ em Lagos e Alcoutim!

"Decorreu este fim de semana na pista Carlos Cabral em Lagos o Torneio Regional Atleta Completo, para os Infantis, Iniciados e Juvenis. A nossa Equipa foi uma das 2 que conseguio ter em prova 1 atleta de cada um dos escalões. Isto mostra a nossa aposta na Formação e o empenho na modalidade. Aos País dos jovens que num acto de verdadeira solidariedade e de apoio á nossa causa, possibilitaram a deslocação da Equipa.

Tambem este Domingo em Alcoutim a presença do CDQ foi de destaque com o 2º Lugar do Nuno Correia, e da Anabela Moreira, nos seus escalões. Ainda obtiveram uma boa participção o João Carvalheiro, agora que a lesão que o apoquentava está debelada. Luis Xavier demonstrou mais uma vez a sua grande Garra."


in, CDQ, 14 de Abril de 2008

..................................................................

Mais uma vez o Centro Desportivo de Quarteira mostra trabalho, embora não tenha sido possível levar uma equipa maior devido a falta de transporte, o importante é que mesmo com poucos se conseguiu o 4º lugar por equipas. Sem dúvida o maior clube de atletismo do concelho de Loulé.

Força CDQ!!!

domingo, 13 de abril de 2008

Acção de Sensibilização - "Idoso em Segurança"

"Idoso em Segurança 07 Maio 2008

Vai realizar-se na sala de reuniões da Junta de Freguesia de Quarteira uma acção de sensibilização inserida no Programa "IDOSOS EM SEGURANÇA " no dia 7 de Maio do corrente ano pelas 15h00.
Esta acção é promovida pela Guarda Nacional Republicana e pretende dar conselhos à população mais idosa afim de evitar que caiam no "Conto do Vigário"

Aqui

in, JFQ, Abril de 2008

...............................................................

Nos tempos que correm, cada vez mais somos surpreendidos por noticias que passam nos principais telejornais e comunicação social em geral, de idosos que são burlados por falsos assistentes sociais ou até funcionários das mais variadas empresas de telecomunicações. Muitas vezes, estas pessoas oferecem resistência e são muito maltratadas, deste modo esta acção de sensibilização é muito bem vinda para levar o idoso a desconfiar e procurar ajuda a quando de uma situação destas.

sábado, 12 de abril de 2008

Música da Avozinha - Rhapsody - Unholy Warcry

Comemorações do 25 de Abril

Ao carregar na imagem podem ter acesso ao programa de Comemorações do 25 de Abril. Sem dúvida, um dos programas mais "cheios" dos últimos anos.

Clube Nautico e Pesca Desportiva de Quarteira vai levar a cabo uma prova em frente da Praça do Mar.

Centro Desportivo de Quarteira também vai levar a cabo no Largo da Junta de Freguesia uma prova e demonstração de Atletismo.


O projecto Boa Onda também vai estar presente na Praça do Mar para uma sessão de pinturas faciais, só espero é que passem no atletismo ehehe.

Um 25 de Abril bem recheado!

Assembleia de Freguesia de Quarteira

"Realiza-se no próximo dia 18 de Abril na sala de reuniões da Junta de Freguesia, pelas 21:00 h, a Assembleia de Freguesia com a seguinte ordem de Trabalhos:

1 - Periodo de antes da ordem do dia:
Intervenção do Público -Parte I

2 - Periodo da ordem do dia
Ponto 1 - Discussão e Aprovação da 1ª Revisão Orçamental de 2008
Ponto 2 - Discussão e Aprovação da Conta de Gerência de 2007

3 - Periodo de Intervenção do Público - Parte II"


in, JFQ, Abril 2008

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O equilíbrio da questão das árvores...

Ao fazer uma visita ao amigo "Calçadão" encontrei a foto dramática de uma árvore que tinha sido cortada há pouco tempo. Passado 2 ou 3 dias no lugar dessa árvore aparecem duas novas. Isto quer dizer algo, esse algo é que a CML sabe o que está a fazer, procurar abater árvores com diversos problemas e procurar restaurar o equilíbrio colocando novas.

terça-feira, 8 de abril de 2008

O Velho Placard Informativo da Rua Vasco da Gama...

Segunda-Feira 7 de Abril de 2008, seriam por volta das 21:19, mas o placard informativo da CMLoulé dizia que eram 20:19. Com tanta tecnologia que existe hoje em dia, não seria melhor substituir esta "velharia" e colocar por exemplo um dos novos ecrãs gigantes? Onde poderiam passar noticias acerca do Concelho, por exemplo transmitir em directo alguns eventos e onde as horas seriam certas.

Vamos pensar nisso.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Votação da Avozinha - O que acha do "caravanismo selvagem" junto ao litoral de Quarteira?


Penso que os resultados são bem visíveis, em suma, deve ser mais organizado porque é péssimo para as zonas junto ao litoral onde estes amantes do caravanismo tendem a estabelecer-se para passar as suas férias.

Cartoons da Avozinha - África empresarial...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Fazer atletismo em Quarteira, só se for no Quarteirense!

"Relativamente ao e-mail que ontem publicámos, enviado por um amigo nosso, depois de uma série de consultas, estamos em condições de poder relatar o que se passou na sessão de câmara que se realizou em Quarteira, no dia 26 de Março:

Artur Domingos, um já antigo atleta de gabarito foi, durante vários anos, treinador de atletismo no Quarteirense. A certa altura, porém, as relações entre ele ou entre a secção de atletismo e a direcção do Quarteirense ter-se-ão deteriorado a tal ponto que o treinador terá preferido abandonar o clube.

Sabe-se que, muitas vezes, as relações de afecto que se estabelecem entre os treinadores das chamadas «modalidades pobres» e os seus atletas fortalecem-se de tal forma que, ao sair o treinador, os atletas preferem segui-lo para outros clubes.

Neste caso, Artur Domingos não foi para outro clube: porque o artigo 46º da Constituição da República Portuguesa diz que “os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal”, o treinador preferiu rodear-se dos seus pupilos e criar a sua própria agremiação.

Nasceu, deste modo, o Centro Desportivo de Quarteira, clube que mantém em actividade nada menos que sete dezenas de atletas federados e mais uns quantos não federados.

Ora, um clube de atletismo não faz sentido se não tiver condições para treinar, a menos que a sua única modalidade seja a corrida de fundo, em estrada.

O Estádio Municipal de Quarteira tem uma pista de tartan e Artur Domingos, convicto de que a letra da Constituição da República é para ser cumprida, porque esta, no seu artigo 70º, diz que “os jovens gozam de protecção especial para efectivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente (…) d) Na educação física e no desporto”, e acrescenta que “o Estado, em colaboração com as famílias, as escolas, as empresas, as organizações de moradores, as associações e fundações de fins culturais e as colectividades de cultura e recreio, fomenta e apoia as organizações juvenis na prossecução daqueles objectivos”, por várias vezes procurou ir, com os jovens que treina, utilizar a pista.

Com grande espanto, tem-lhe sido vedada essa utilização e, por isso, Artur tem, repetidamente, dirigido à autarquia um pedido de audiência que, sistematicamente, tem sido ignorado.
Para pôr as coisas em pratos limpos, Artur Domingos, munido de toda a documentação, foi assistir à reunião da Câmara, mas, apesar das suas repetidas afirmações de que não pretende qualquer subsídio mas apenas a utilização de um bem público, o presidente da Câmara, de forma pouco coerente, ter-lhe-á sugerido que a sua saída do Quarteirense se destinou apenas a ir mamar na teta do subsídio autárquico e que o Quarteirense poderá sempre receber quem pretenda fazer atletismo.

Paulo Bernardo, vereador com o pelouro do desporto, por sua vez, terá por várias vezes tentado confundir o treinador (e a assistência?) dizendo que a Câmara só atribui subsídios aos clubes que têm «utilidade pública».

De nada serviram as insistentes afirmações de Artur, repetindo até à exaustão que nunca pediu qualquer subsídio. Paulo Bernardo fingiu (?) que não percebeu.

Mas o pior ainda estava para vir: a certa altura José João Guerreiro, presidente do Quarteirense pediu a palavra e falou, falou, falou, numa clara tentativa de humilhação do treinador, a quem chegou a acusar… de que a sua mulher trabalhou para o Quarteirense e recebia até «uma pequena quantia»…"

in, Calçadão de Quarteira, 2 de Abril de 2008

.........................................................................................

Acredito que um Desporto como é o Atletismo num clube como o CDRQ nunca conseguirá evoluir de forma orgânica porque existirão sempre entraves. Devido ao simples facto do "desporto rei" abafar qualquer outra modalidade.

Digo isto, porque sempre paguei para treinar atletismo, do clube quase nada recebi e isto ao longo de 8 anos. Deste modo prefiro estar em outro clube, pago o mesmo e ter a certeza que as quotas serão utilizadas para o desenvolvimento da modalidade.


terça-feira, 1 de abril de 2008

No final da Avenida Marginal Pedonal...

No final da avenida marginal pedonal, existe uma zona onde as pessoas podem sentar-se e observar a extensão do areal e o horizonte quase infinito do Mar. Não fosse a única condicionante o facto de os degraus com bancos em madeira tivessem algumas tábuas em falta, o que pode ser um pouco desconfortável.