quarta-feira, 6 de agosto de 2008

"Arquitecto Souto Moura convidado a assinar Projecto do Centro Cultural de Quarteira" Muito Bem!!!

"A Câmara Municipal de Loulé vai contratar os serviços do prestigiado Arquitecto Souto Moura tendo em vista a elaboração do projecto do futuro Centro Cultural de Quarteira.

Esta obra, prevista no Plano de Pormenor do Centro Cultural de Quarteira e Parque de Estacionamento, é uma antiga aspiração dos quarteirenses e dos executivos da Autarquia de Loulé e irá, deste modo, colmatar uma carência existente nesta freguesia em termos de equipamentos culturais. A infra-estrutura ficará localizada num terreno entre a Marginal e a Avenida Mota Pinto, onde todas as quartas-feiras decorre o mercado da fruta, numa área de 13.594,93 m2, e irá contemplar um auditório para 300 lugares, um parque de estacionamento com capacidade para 200 lugares e uma praça pública. Criatividade, inovação urbana e valorização da diversidade social e cultural da cidade é que o que o executivo da Câmara espera desta obra que se enquadra na aposta de criação de vários equipamentos nesta urbe do litoral destinados a funções de lazer, de socialização e desenvolvimento comunitário, educativas e desportivas, como é o caso da recente inauguração das Piscinas Municipais de Quarteira. Por outro lado, pretende-se que este seja um espaço que, “pela sua dinâmica artística e cultural, alcance o sentido e a oportunidade para a valorização da freguesia e, por extensão, de todo o Município, contribuindo simultaneamente para elevar o nível de oferta e promoção de cultura nas suas mais diversas disciplinas”. Os responsáveis municipais querem que esta obra seja uma referência em termos nacionais e, como tal, consideram que “só um arquitecto de renome internacional com uma obra relevantíssima poderá contribuir para a renovação indelével da imagem que a cidade transmite desenhando e projectando um edifício que, espera-se, passe a ser um ícone para a mesma”. E acrescentam: “Souto Moura é a garantia e transmite a confiança necessária para um passo tão significativo e simbólico como este”. Passados várias décadas em que Quarteira ficou marcada pelo desordenamento urbano e por sucessivos erros em termos de construções anárquicas, a Autarquia de Loulé tem feito um importante esforço para inverter tal tendência, incrementando na cidade uma política de desenvolvimento sustentável. Este Centro Cultural insere-se nessa aposta. Refira-se que a proposta de contratação dos serviços do Arquitecto Souto Moura para elaboração deste projecto foi aprovada por maioria, em Reunião de Câmara, com os votos contra dos vereadores socialistas."

in, VDQ, Agosto de 2008
...................................................

O Centro Cultural de Quarteira, será sem dúvida uma obra marcante nesta cidade. A existência de tal equipamento poderá potencializar de diversas maneira a cultura da nossa terra e quem sabe contribuir para que finalmente seja criado um grupo etnográfico. Uma cidade com um passado ligado as lides da pesca, não possuir um Grupo etnográfico que faça reviver o passado para residentes e turistas espreitarem um pouco o passado de Quarteira, acaba por ser algo lamentável...

E lamento que os vereadores do partido socialista tenham votado contra a proposta de contracção deste grande arquitecto português.

Nenhum comentário: