domingo, 29 de junho de 2008
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Só agora? "QUARTEIRA debate "A Problemática da Toxicodependência na Comunidade"
A iniciativa, dirigida a todos os interessados, tem como finalidade criar um espaço "próximo" e informal que vise a reflexão e a partilha de ideias sobre temas ligados à toxicodependência, à importância da Família e da Comunidade em contextos preventivos e terapêuticos e contará com a participação dos técnicos especialistas:
Dra. Margarida Pinto (Coordenadora da Unidade de Prevenção do Algarve) e os psicólogos clínicos Dr. Alberto Guerreiro (terapeuta nos CATs de Olhão e Portimão e psicoterapeuta em EMDR) e Dra. Ana Paula Paulino (terapeuta no CAT de Olhão).
O moderador será psicólogo o Dr. Fernando Ramos, responsável pela organização do colóquio.
A iniciativa insere-se no ciclo «Quarteira Debate», organizado pelo secretariado da Secção do PS/Quarteira."
in, VDQ, 25 de Junho de 2008
........................................................
Quarteira politica deverá ser isto, entendo que ao estar a elevar esta questão e nomeadamente a nível da nossa cidade, a Secção do PS de Quarteira alerta para a importância deste assunto que tanta tristeza e desgraça trás as famílias e comunidade.
Todavia, não deixa de ser oportuno questionar; Porque razão só agora?
segunda-feira, 23 de junho de 2008
sábado, 21 de junho de 2008
Curso de Direito em Quarteira! Situação muito confusa!!!
Voltando ao assunto do Curso de Direito em Quarteira, após uma visita por blogs aqui da zona, não entendo qual é o problema. No blog "Calçadão de Quarteira" encontrei;
"O Calçadão pode acrescentar que, no final de Maio de 2007, o Ministério do Ensino Superior retirara à Universidade Internacional o reconhecimento de interesse público, requisito indispensável ao seu funcionamento, com a seguinte justificação:
"Nas informações elaboradas pela Direcção-geral do Ensino Superior referentes à Universidade Internacional de Lisboa e à Universidade Internacional da Figueira da Foz ficou provado que estes estabelecimentos não possuem as condições mínimas exigidas pela lei para continuarem a ser reconhecidos como instituições de interesse público, requisito indispensável de funcionamento".
E acrescentava: "Com efeito, nem estão em funcionamento os cursos exigidos por lei nem, relativamente aos cursos abertos, o corpo docente cumpre os requisitos mínimos indispensáveis".
"Quem quer impedir o Curso de Direito em Quarteira? Nos últimos dias, têm surgido muitas notícias na comunicação social nacional pondo em causa a legalidade da instalação do Curso de Direito em Quarteira, pela mão da Universidade Internacional."
in,CDQ e VDQ, Junho de 2008
.....................................................................
Mas de acordo com a portaria n.º 1300/2007, de 2 de Outubro o Curso e outros têm a aprovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Entrada em vigor desta portaria a 24 de Setembro de 2007 e com efeito imediato.
"O Calçadão pode acrescentar que, no final de Maio de 2007, o Ministério do Ensino Superior retirara à Universidade Internacional o reconhecimento de interesse público, requisito indispensável ao seu funcionamento."
Mas afinal já tem aprovação para continuar e até já existem vagas afixadas...
Penso que a questão do Jornal a Voz de Quarteira é bem colocada, após analise destas informações; "Quem quer impedir o Curso de Direito em Quarteira?"
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Curso de Direito não autorizado?
Uma associação representativa de estabelecimentos de ensino superior privado alertou ontem para um curso de Direito anunciado pela «Universidade Internacional no Algarve» que considera ser ilegal.
A Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP), numa nota emitida, aconselha eventuais interessados em frequentar o curso anunciado que deverão «pedir esclarecimentos junto das entidades competentes».
«Não existe o reconhecimento público da Universidade Internacional no Algarve, nem o curso de Direito anunciado está reconhecido e autorizado para funcionar nas instalações anunciadas», lê-se na nota."
In, VDQ, Junho de 2008
................................................................
Isto ao Quarteira XXI cheira em contra ataque das privadas e nomeadamente da de Loulé, que há muito tempo luta pelo curso de Direito e sempre sem sucesso, o facto de ele vir para Quarteira deve estar a fazer muita confusão a muitas cabecinhas…
Pois é meus amigos, temos pena, mas Quarteira terá Curso de Direito!
O Calçadão que temos!...
"É a junta que temos!...
Dança do ventre na praça do amr
A noite era de festa: Portugal estreara-se a vencer no campeonato europeu de futebol. Ainda por cima, estava esplêndida, com um quarto crescente brilhante, a convidar a um passeio calmante, depois da excitação da bola.
Em vez de tomar a bica no bar habitual de Vilanoura, resolvi dar uma volta com a família pela marginal de Quarteira.
E, de repente, somos surpreendidos por uma bailarina, no mais parecido que há a uma dança de ventre, num palco da Praça do Mar.
Tratou-se de uma surpresa preparada pela autarquia de Loulé ou pela de Quarteira? Ou será que não era surpresa e os surpreendidos foram os autarcas?
É que não demos em parte alguma por que o espectáculo tivesse sido anunciado e a Junta de Freguesia, pelo que diz no seu site (veja-se a coluna lateral do ‘Calçadão’) “de momento” não tem “qualquer evento registado para este mês”.
Incompetência ou estupidez? Seja o que for, é o produto dos autarcas que temo
Tema: Notícias de Quarteira
Lançado por: Lourenço Anes em 8.6.082"
in, Calçadão de Quarteira, 2008
........................................................................
Caros Quarteirenses como sabem o Calçadão de Quarteira gosta muito de dar tiros para o ar e muitas vezes não se informa devidamente acerca das situações que coloca no seu blog. Esta foi uma delas… Em defesa de uma amiga, decidi dar voz ao seu descontentamento para com esse blog, que ultimamente tem optado por métodos de ditadura, como por exemplo a censura! Digo isto, devido ao facto desta minha amiga, estar a estagio do Curso de Educação Social da Universidade do Algarve e tendo abordado como projecto a temática da multi e interculturalidade numa perspectiva educativa, daí que o seu trabalho tenha incidido principalmente sobre a comunidade escolar, mas igualmente com actividades dirigidas à comunidade Quarteirense em geral e comunidade imigrante e o espectáculo de dia 7 de Junho foi o culminar do seu estágio.
Quer dizer que o espectáculo foi organizado pelo GRUPO DE ESTAGIARIAS DE EDUCAÇAO SOCIAL e não pela Junta de Freguesia ou Câmara Municipal como foi dado a entender pelo nosso amigo Calçadão de Quarteira! Mas claro, é sempre uma oportunidade para falar mal da Junta de Freguesia porque não teve a capacidade para avisar os seus cidadãos de tal iniciativa (de acordo com a visão informativa do Calçadão).
Segundo as estagiárias, uma mensagem foi enviada para o blog calçadão de Quarteira e não surtiu qualquer efeito, certeza essa devido a não publicação da mensagem enviada para o blog.
“Seria do interesse geral que quem faz criticas tivesse a capacidade de também as aceitar e tivesse a preocupação de se informar antes de comentar. Como se costuma dizer "o pior cego é aquele que não quer ver..."! O mínimo que o autor do post poderia fazer seria admitir o seu erro e dar a conhecer a verdade...não tanto por nós mas mais por consideração aqueles que ataca sem qualquer fundamento!”
Isto foi dito por uma representante do Grupo de Estagiárias de Educação Social.
Somente coloquei este tópico no blog, não para começar uma guerra, mas sim para repor a verdade que o Calçadão de Quarteira não quis aceitar!
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Quarteira XXI Descobre o Último Pulmão Verde Intocado de Quarteira?
Toda a minha vida estive em contacto com este último pulmão verde intocado da nossa Cidade! Quase que podemos afirmar que este se trata do último mini-ecossistema no tecido urbano de Quarteira, devido ao facto de existirem espécies como o camaleão algarvio, várias espécies de aranhas e insectos... Sim meus amigos, camelões e como foram lá parar não faço ideia.
Mas como todos os terrenos em Quarteira valem "ouro", o espectro dos interesses imobiliários paira sobre este pequeno ecossistema... Este terreno é o último grande espaço na baixa e zona Histórica de Quarteira ainda existente para construção! Agora saber o que vai acontecer, mas o seu futuro será prédios de habitação...Penso que este terreno seria a solução para a falta de estacionamento em Quarteira, mas é só uma ideia...
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Centro Autárquico de Quarteira - Avança a todo o gás!
Deste modo Quarteira XXI alerta para essa situação.
terça-feira, 17 de junho de 2008
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Meeting Jovem em Lagos!
"O CDQ deslocou-se á cidade de Lagos com o objectivo de promover um momento de observação de alguns atletas. Conseguimos o 5º Lugar colectivo, mas o mais importante foi os inúmeros resultados individuais de grande qualidade.
José David Pires com uns 300 mts de gestão conseguio os mínimos para o Nacional de Juvenis. Nos 100 mts, mesmo com uma má partida consegui uns promissores 11"04 (que a confirmar-se o vento) é um bom indicador.
Yasmin Jovina 3º nos 800, Iolanda Martins 3ª nos 800 mts, Artur Xavier Domingos, 3º no Salto em Comprimento, no salto em comprimento o podium foi todo CDQ, Delfim, Renato e Nelson, o Júnior Miguel Angelo foi o 1º também no comprimento alem de um bom tempo nos 100 mts.
André Silva nos 800 conseguido baixar dos 2´10"0 (o que já começa a ser um indicador), Cheila, Natacha e Priscila tambem obtiveram boas classificações."
in, CDQ, Junho de 2008
..........................................................
Mais uma vez noticias do Centro Desportivo de Quarteira, estes nossos amigos do atletismo estão a mostrar trabalho!
Santos Populares de Quarteira - Só Cabine?
Etnograficamente a marcha que tem demonstrado uma evolução mais acentuada é sem dúvida a marcha da Rua da Cabine. Ao longos destes últimos anos têm conseguido trazer até ao público uma qualidade sem igual! Até atrevo-me a dizer que marchas não é só em Lisboa e no Porto, mas sim em Quarteira!
Deste modo, esperemos que as restantes marchas aprendam com a escola da Rua da Cabine, assim trazer mais qualidade a estes Santos Populares.
O Quarteira XXI pede desculpa pelas fotos, mas de momento encontrava-se a apresentar as marchas e tornava-se complicado.
domingo, 15 de junho de 2008
Allgarve muito allgrave!
"O reforço de eventos no programa Allgarve visa "atrair turismo de qualidade à região", diz Manuel Pinho.
"A oferta de eventos culturais é uma forma de nos diferenciarmos", sustentou ainda o ministro da Economia, acrescentando que as exposições previstas para este ano "constituem uma grande surpresa para quem nos visita".
O programa ALLGARVE 08 prevê ainda um cartaz de concertos com Lou Reed, Caetano Veloso, Diana Krall, Simply Red, PaoloCamané, Mário Laginha, David Fonseca, Rui Reininho e Mariza. Conte, Vanessa da Mata"
in, Observatório do Algarve, 2008
.......................................................................
Esperemos que o Allgarve não se torne num Allgrave!
CDQ - Campeão Regional de Iniciados Masculinos!
Especial alusão:
- Miguel Santos - Campeão Regional de 100 mts Barreiras e Salto com Vara!
- Vítor Hugo - Campeão Regional do Lançamento do Disco
Para consultar os resultados desta competição pode ir a http://www.cdq.co.pt
Quarteira e os jovens do CDQ estão de parabéns!
Curso de Direito em Quarteira é realidade!
"Quarteira vai ter Curso de Direito a partir já do próximo ano lectivo 2008/2009. Trata-se de uma parceria entre a Universidade Internacional, que ministrará as aulas, a Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, que cede o espaço físico e a Junta de Freguesia de Quarteira, que teve um papel fundamental em todo o processo.
Para José Mendes, “é para nós gratificante este momento e pensamos que é um avanço privilegiado da nossa cidade conseguir trazer para a cidade de Quarteira uma extensão da Universidade Internacional para iniciar no próximo ano lectivo um curso na área do Direito. Isto leva-nos a pensar que Quarteira não é escolhida por acaso mas porque tem condições. Tem condições humanas, condições físicas e encontra-se numa região propícia para o acto”, manifestando-se “orgulhoso por estar aqui a celebrar este protocolo”. A finalizar, “esperemos que isto traga frutos muito positivos para a cidade de Quarteira e para todo o Algarve”.
A Extensão de Quarteira da Universidade Internacional terá das propinas mais baixas do sector privado (pouco mais de 200 euros). Em caso de transferência de outros estabelecimentos de ensino, serão feitas as respectivas equivalências sem qualquer custo. Ao abrigo do Processo de Bolonha, poderão ainda ser atribuídos Créditos para efeitos de equivalências ou de admissão de alunos tendo como base as formações académicas de cada um e mesmo a experiência profissional. "
in, VDQ, 2008
...........................................
O Quarteira XXI considera a assinatura deste protocolo um dos feitos mais importantes deste inicio de século para a nossa Freguesia. Embora Loulé tente há anos criar um curso de Direito o facto é que ele vem para Quarteira e assim começa algo que anos mais tarde virá dotar a nossa Cidade de uma maior vitalidade, cultura, conhecimento que qualquer Universidade trás consigo.
Isto demonstra o carácter de abertura e sentido de oportunidade de Quarteira uma Freguesia do século; XXI.
sábado, 14 de junho de 2008
Concurso para a construção do Quartel de Bombeiros em Quarteira - Finalmente!
Trata-se de um dos mais importantes investimentos da autarquia de Loulé para a freguesia de Quarteira, com um custo estimado em mais de 2.300.000,00€ e um prazo de execução de um ano e meio.
O Quartel de Quarteira vai funcionar inicialmente com um número mínimo de 10 efectivos em permanência, 24 horas por dia. Mas, para o Comandante, “esta será uma situação evolutiva, pois esse número poderá aumentar de acordo com as necessidades”.
Refira-se que este equipamento vai ficar implantado num terreno de 2783m2, perto do Cemitério de Quarteira e será composto por um edifício de três pisos, com uma área de construção de 3297m2."
in, VDQ, 2008
........................................
A freguesia de Quarteira está numa fase em que grandes infraestruturas, culturais, administrativas e de socorro são prioridade. Algo que deveria ter essa mesma prioridade há 10 anos atrás!
Afinal, mais vale tarde do que nunca!
Quarteira XXI
Por vezes chegamos a um altura da nossa vida como bloguistas em que fazemos uma revisão daquilo que foi alcançado... Chegamos a uma conclusão, que lado a lado com um bom blogue deverá vir associado um nome que identifique-se com o blogue! Acredito que "Café da Avozinha" dificilmente alguém o iria associar com Quarteira.
Numa tentativa de levar este pensamento diferente sobre Quarteira a mais utilizadores, o nome a partir de hoje será Quarteira XXI.
Cumprimentos,
João Santos
sexta-feira, 13 de junho de 2008
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Acção “Prevenir o Cancro da Pele”
Esta iniciativa visa sensibilizar a população em geral para questões relacionadas com o cancro da pele, sobretudo na época de Verão, altura em que há um maior número de casos registados desta doença.
Pelas 14h30m, já no interior da Galeria de Arte, realiza-se uma palestra onde serão indicadas estratégias de prevenção da doença, identificados possíveis sinais e sintomas de diagnóstico e divulgadas possíveis tratamentos."
in, VDQ, 2008
.................................................................
Uma acção de sensibilização muito importante, dado que vivemos numa zona privilegiada com sol quase o ano inteiro e por ser uma zona de férias.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Curso Universitário de Direito para Quarteira!
"No anfiteatro da escola secundária Dra. Laura Ayres, vai assinar-se, às 15.00 horas do próximo dia de Santo António, 13 de Junho, o protocolo de instalação do «Curso Universitário de Direito», um pólo que deverá vir a funcionar naquela escola, sob a responsabilidade da Universidade Internacional."
in, calçadão, 2008
.................................................
Pescadores fazem corrida a bomba de gasolina!
Perante a greve dos camionistas, possível falta de combustível que se avizinha, os pescadores de Quarteira fizeram uma corrida a bomba de gasolina do porto de pesca.
Nunca vi uma concentração tão grande de barcos atracados ao cais para abastecer. No meio das conversas ouvia-se: "algum dia temos que usar o óleo das batatas fritas!".
Quem sabe dentro de anos, isso possa ser realidade...
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Santos Populares de Quarteira!!!
"Decidiu igualmente e de forma espontânea, apoiar três instituições de Quarteira. Para tal decidiu em articulação com a Autarquia e a Junta de Freguesia, criar uns ingressos que serão apresentados ás pessoas que quiserem ter assento nas cadeiras das bancadas. Cada um pagará apenas o valor que quiser ou puder, sendo o apuro desse espectáculos a distribuir por três Instituições que foram sugeridas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira e apoiado pela direcção da Apromar.
Este ano irão ser beneficiadas as seguintes instituições: CNE - Corpo Nacional de Escutas de Quarteira, Associação Boa Onda e o ATL do Centro Paroquial de Quarteira.
Em paralelo a esta iniciativa, a Apromar apadrinhou um acordo de colaboração com o Centro Desportivo de Quarteira (Atletismo) e com a Academia de Judo de Quarteira. Vão estas duas instituições colaborar com as Marchas durante os dias dos festejos em animação e apresentação dos espectáculos e ainda dar colaboração em outras áreas de intervenção."
in, VDQ, 2008
...................................................
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Movimento Gostar de Quarteira
Em Dezembro do ano passado um grupo de cidadão manifestou-se publicamente, através de um comunicado, contra a construção de oito blocos de habitação e comércio e um Centro Cultural com uma sala com capacidade de 180 lugares, no terreno no Mercado das quartas-feiras das Frutas e Legumes, na Avenida Sá Carneiro.
Passado todo este tempo sem que tenha havido sinais indicadores do prosseguimento de tal propósito e perante as recentes declarações do sr.presidente da Câmara que anunciaram contactos com: " um arquitecto de renome internacional" para a elaboração de um projecto para o Centro Cultural importa questionar o seguinte:
1. Abandonou ou não a Câmara a ideia de construir mais blocos para habitação naquele terreno reservando-o exclusivamente para fins de uso público?
2. Vai ou não a Câmara de Loulé aproveitar o último grande espaço livre no coração da cidade para construir uma praça pública, de arquitectura arrojada, com um Centro Cultural digno e amplo espaços verdes para o descanso e lazer?
3. Quer ou não a Câmara de Loulé reconhecer que Quarteira e os quarteirenses têm os mesmos direitos que os seus concidadãos de Loulé e que portanto, não querem, nem podem esperar mais por investimentos indispensáveis para continuar a requalificar esta cidade?
Com o objectivo de expressar com clareza as nossas razões e para ajudar a Câmara Municipal de Loulé a tomar uma decisão justa e útil do ponto de vista do interesse público, o Movimento Gostar de Quarteira irá a partir de 7 de Junho lançar um abaixo-assinado.
Movimento Gostar de Quarteira
Quarteira, Maio 2008 "
Todavia, a Quarteira Politica parece que está aquecer, reconheço que este protesto poderá vir acender mais ainda este fogo que está crescer a olhos visto conforme o aproximar de 2009.
Veremos o que vai acontecer...
terça-feira, 3 de junho de 2008
Greve dos Pescadores - 150 quilos de peixe espanhol apreendidos em Quarteira!
Foi detectada uma caixa com 30 quilos de safio estragado, deitada fora pelos inspectores da ASAE e levada pelo camião do lixo que passou junto do mercado. Foram ainda detectados 150 quilos de peixe espanhol em bom estado, mas cujos proprietários não estavam inscritos como operadores.
“O peixe apreendido vai ser doado a uma instituição de solidariedade”, avançou fonte do Ministério da Economia. Os vendedores de peixe tiveram de mostrar as facturas relativas ao peixe e a identificação, para provar à ASAE a origem do peixe.
A ASAE obrigou à trasladação para a câmara frigorífica da Junta de Freguesia de Quarteira de mais de 40 caixas de peixe conservado em gelo. “Esta é uma situação onde todos têm razão, mas todos somos prejudicados”, disse o presidente da junta. "
in, RTP, 2008-06-02
...........................................................
domingo, 1 de junho de 2008
Jaime Silva "foge" dos Pescadores de Quarteira!
Os pescadores estão em greve desde sexta-feira para protestar contra o aumento dos combustíveis e aproveitaram a deslocação de Jaime Silva ao Algarve para fazerem nota da sua insatisfação em relação à actuação do Governo.
Em Loulé, o ministro da Agricultura e Pescas assinalava o Dia do Caçador pelo Ambiente, participando com os caçadores numa operação simbólica de limpeza do campo e matas florestais.
A expectativa dos pescadores de confrontarem o responsável governamental com as suas razões acabou no entanto por sair gorada. A caravana do ministro passou, mas Jaime Silva já não se encontrava no local, tendo antecipado a saída numa viatura não oficial. "
in, RTP, 2008-06-01
......................................................
O que posso dizer? Contornos de um Governo com medo de assumir as suas responsabilidades para com um sector que atravessa gigantescas dificuldades como é o das pescas.