terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia 9 de Maio - Birdwatching na Lagoa da Foz do Almargem

"Face ao crescente interesse manifestado pelo público em geral na observação de aves (“Birdwatching”) no Concelho de Loulé, a autarquia louletana vai realizar um segundo passeio de observação de aves, desta feita em plena Primavera, altura privilegiada para este tipo de actividades, que irá acontecer na Lagoa da Foz do Almargem, em Quarteira, no próximo dia 9 de Maio. 

 Este passeio será conduzido por dois monitores, João Ministro e Miguel Mendes, da Associação Almargem, sendo o local de concentração na Fonte Santa, em frente ao restaurante Marufo, pelas 9h00.   

As inscrições (até um máximo de 20) são gratuitas e estão abertas até ao dia 5 de Maio, através da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, telefone 289 400 890, E-Mail: dads@cm-loule.pt."

in, Voz de Quarteira, Abril de 2009

Estas iniciativas só são possíveis, porque aquele ecossistema  mal ou bem tem sobrevivido ás pressões do Homem. Logo, estas actividades são importante spara "educar". Esperemos que o Birdwatching possa ser feito durante muitos anos.

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril de 1974...

Algumas imagens nunca nos deixam de surpreender...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Artista da Terra - Exposição de Carlos Vila na Praça do Mar em Quarteira

"Para o pintor Carlos Vila, a arte é como uma terapia, que nasce de um gosto intrínseco. Confessa que quando começa uma tela não faz ideia do que irá sair e que é a própria tela que indica o caminho. A exposição vai estar patente na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, até dia 17 de Maio.
Nasceu em Lisboa “por acidente” mas considera-se algarvio desde sempre. Residente em Quarteira, Carlos Vila dedica-se à pintura há mais de 30 anos e esta é sua segunda exposição na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira. Recorda-se da primeira mostra que ali fez, “As Figuras do Século XX”, que considera “um trabalho completamente diferente”. Este conjunto de obras, agora em exposição, funcionam como “uma terapia pois é um trabalho que faço mais por gosto, enquanto os outros trabalhos, mais comerciais, faço para sobreviver”, confessa o pintor ao Jornal Carteia."

in, Carteia, Abril de 2009
....................................................
Toda a criação artística é importante e deverá sempre ser vista como um avanço na Cultura. Só que, em tempos de crise a cultura é "escorraçada" para níveis que não lhe fazem jus. Logo, vamos apoiar a criação artística em Quarteira seja ela qual for e acreditem que serão pontos a favor da nossa Cidade.

Armação de Atum em Quarteira? Companhia de Pescarias do Algarve - "Aposta na pesca de atum é prioridade"

"A revitalização da pesca de atum no Algarve, com a instalação de duas armações ao largo da região, é o objectivo do projecto que a Companhia de Pescarias do Algarve (CPA) espera ter aprovado até ao final do Verão. «Este projecto consiste em duas armações de pesca ao largo do Algarve, entre Cabanas (Tavira) e Quarteira (Loulé), uma aquacultura em 'offshore' de bivalves (ostra, vieira e mexilhões) de 16 hectares, na área piloto de Produção Aquicula da Armona, e uma unidade de transformação no porto de Olhão», precisou."

«Estamos em fase de aprovação e licenciamento na CCDR, IPTM e ARH. Falta a formalização dessas licenças para avançarmos e esperamos fazer isso o mais rapidamente possível», disse Farinha, precisando que espera obtê-las «até final do Verão e arrancar com o projecto no quarto trimestre do ano».

in, Destak, Abril de 2009

.............................................................

Quarteira teve uma grande tradição do Atum em séculos passados, no entanto caiu no esquecimento. Deste modo, este projecto da CPA, vem mostrar-se da maior importancia, pois quem sabe possa vir a criar alguns postos de emprego e potencializar o Atum na região como mais um chamariz Cultural e Turistico.

Freguesia de Quarteira - Locais a Visitar: Forte Novo e Torre de Santo António... Como?

Ao fazer uma pequena pesquisa na Internet, acerca deste assunto, deparo-me com esta "surpresa" que surge neste site http://www.mapadeportugal.net. Bem... Acho que vou fazer-me ao passeio e dar uma volta em torno da Torre de Menagem de Quarteira ou Torre de Santo António, mesmo ao lado da Junta de Freguesia. Ou então vou até á arriba da Praia do Cavalo Preto ver o Forte Novo. Sem dúvida, seria um itinerário muito interessante para se visitar e ficar a conhecer um pouco mais a História desta cidade. Contudo, a Torre foi vendida pedra por pedra para a construção de habitações e o Forte Novo jaz sobre as ondas da Praia do Cavalo Preto.
Era muito bom, se esta informação que aparece neste site fosse assim mesmo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ruinas de uma Povoação Romana em Frente de Quarteira!

"A partir dos dados da Geologia Costeira, que apontam para o recuo da costa meridional e forte incidência do fenómeno no litoral de Quarteira (Dias, 1988 e Marques, 1997), foi possível relacionar três informações distintas. A saber: uma dinamitagem, levada a cabo em 1930, de "pegadilhos" frente a esta vila (que se viria a verificar, depois, serem estruturas) e registadas no diário de bordo do navio de salvação Patrão Lopes; o registo em finais do século passado, por Estácio da Veiga, de « uma povoação extinta ou arrazada« na praia de Quarteira (Veiga, 1910) e finalmente, a referencia de Frei Vicente Salgado, uma século antes de Estácio da veiga, de «ruínas de uma povoação» no sitio de Quarteira « onde é a grande pescaria do atum» (Salgado, 1785)".

in, al-ulyã - revista do Arquivo Histórico Municipal de Loulé, 1999/2000

domingo, 19 de abril de 2009

Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia de Quarteira


Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia de Quarteira Ano de 2009

 EDITAL / CONVOCATÓRIA

 Ao abrigo das disposições regimentais, convoco uma Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia de Quarteira, a realizar no próximo dia 22 de Abril de 2009 ( Quarta -feira ), pelas21:00 H, nas instalações da Junta de Freguesia de Quarteira, com a seguinte ordem de trabalhos:

 1 – Período de antes da ordem do dia;

- Intervenção do Público – Parte I;

2 – Período da ordem do dia:

Ponto 1 – Discussão e Aprovação da 1ª Revisão Orçamental de 2009;

Ponto 2 – Discussão e Aprovação da Conta de Gerência de 2008

Ponto 3 – Apreciação do Inventário da Junta de Freguesia de Quarteira (31/12/2008).

3 – Período de Intervenção do Público – Parte II

 O Presidente da Assembleia;

 João Alberto Gonzalez Pedroso

 Quarteira, 14 de Abril de 2009

in, JFQ, Abril de 2009

 

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aprovado a Criação do Núcleo da Juventude Social Democrata de Quarteira!

"JSD aprova criação de núcleo de QuarteiraAlgarve aprovou a criação de um núcleo de Quarteira em reunião realizada a 9 de Abril. João Santos, estudante universitário natural de Quarteira será o primeiro líder da estrutura que vai agora dar os passos necessários para a consolidação estrutural da JSD/Quarteira. 

A JSD diz que esta criação “resulta da existência de um significativo número de militantes da Freguesia de Quarteira que desejavam de forma clara poder participar na actividade política e cívica da sua cidade”.

in, Região Sul, Abril de 2009

................................................................

Foi um longo processo até chegar a esta realização, contudo, ainda não está acabado. há que trabalhar no sentido, de que uma jota nunca é um trabalho finalizado e que deverá existir continuidade. Sendo esta, uma noticia importante para Quarteira, decidi colocar no blog, mas deixo patente, que não existe por detrás desta acção, outra qualquer senão a informativa. Veremos o que o futuro nos trará.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Temporada de Arte Sacra em Loulé... Podia vir a Quarteira...

"Está a decorrer até ao mês de Junho uma temporada de Arte Sacra em Loulé, que irá integrar uma exposição, concertos de música, uma conferência e o lançamento de uma publicação.
Uma das componentes mais importantes desta iniciativa é a exposição "A Noite sem Escuridão - Arte Sacra do Concelho de Loulé", patente na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, até13 de Junho.
Comissariada por José António Falcão, esta exposição vai contar com cerca de meia centena de peças de grande interesse artístico que foram intervencionadas nas áreas de conservação e restauro, que permitiu contribuir para a preservação e valorização do património religioso concelhio.
Estes objectos inserem-se em vários períodos artísticos e tentam englobar todas as categorias da arte religiosa. Durante o período da exposição, vai abrir ao público a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, recentemente restaurada."

in, CML, Abril de 2009
......................................................

É certo que sou estudante de património cultural, a arte sacra esta englobada nesse termo, contudo não gostava muito deste tema em particular, achava decididamente "aborrecido". Só que um dia, no Museu de Faro, assisti a uma palestra em que o orador tinha como tema,  a arte sacra e utilizava raio-x para ver o interior das obras. Deste modo, podíamos observar quando tinham sofrido alterações por parte de "bicharocos"  ou por acção do homem. A partir desse momento, tornou-se um tema muito interessante para mim.
Agora algo de valor, seria fazer com que essa exposição de arte sacra, sofresse um pequeno desvio e fosse colocada em exposição em Quarteira. Quem sabe numa das duas Igrejas da cidade, acredito que os Quarteirenses que pela mais variadas razoes não se podem deslocar a Loulé, gostariam de observar as estatuetas. 

terça-feira, 14 de abril de 2009

Blog das Marchas de Quarteira!


Mais um blog referente à nossa terra, direccionado para as Marchas de Quarteira. Acho que esta posição da APROMAR, em tentar difundir mais ainda as nossas Marchas, utilizando a internet como mais um canal de distribuição, foi uma ideia excelente. 

Esperamos mais novidades.


quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Fruta de Loulé e «Quarteira» na Europa Medieval

"As vinhas e os figueirais eram em geral propriedades protegidas e as vinhas régias, situadas nos reguengos de Quarteira e em Betunes, eram terrenos cercados  trabalhados por mouros libertos. A produção do vinho do Rei na região devia de ser significativa porque D.Dinis (1291) tinha aqui um relego ou reserva de venda exclusiva do seu vinho, nos primeiros três meses de cada ano."

Chanc. De D.Dinis LVII: FL 19
Al_ulyã - Revista do Arquivo Histórico Municipal de LOulé nº9 2003 pp.315
........................................................
Um coisa é certa, existem documentos relativos a vários séculos, em que a Quinta de Quarteira vem mencionada como terras ferteis de grande produção agricola. Quem sabe esta frase nos indique nesse caminho.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quarteira - Placa topinímica do Automóvel Clube de Portugal do Inicio do Século XX.

"Placa topinímica do Automóvel Clube de Portugal que marcava, em Quarteira, a entrada da vila. Estas placas foram colocadas pelo ACP no inicio do séc. XX nas principais localidades e vias de comunicação de forma a orientar os viajantes do turismo que se desenvolvia, mas também como uma marca de distinção e referência.
Estas placas são constituidas por letras individuais feitas em série e pintadas á mão em quadrados de azulejo que são agrupados formando as palavras pretendidas. No cimo do topónimo é visivel a sigla do ACP em letras entrelaçadas.
É de todo o interesse preservar este património na medida em que traduz a memória e retrata uma época e uma sociedade cultural com uma história e uma identidade própria."

in, Lugares do Sul, Julho de 2008
........................................................

Após alguma pesquisar no Google, é possivel encontrar blogues com tópicos muito interessantes relacionados com a nossa terra. Este é sem dúvida, um deles, contudo não sei onde fica esta placa, se algum visitante do blogue souber agradecia que colocasse um comentário a mencionar a sua localização. Afinal, é património cultural de Quarteira!

domingo, 5 de abril de 2009

Policromia desformia - Quarteira 8125

Pensando que não, mas contribuem para o enriquecimento cultural da nossa cidade. Contudo, não são devidamente apoiados, o que é demonstrativo do valor da arte a nivel nacional. Actualmente, em Olhão está a ser feito algo neste sentido e que também deveria de ser feito em Quarteira. http://olhaograffiti.blogs.sapo.pt/

sábado, 4 de abril de 2009

1ª edição do Folar Gigante de Quarteira!

"Numa iniciativa da Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura, com o apoio da Câmara de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Pastelaria Arco-Íris e Algarwine, realiza-se no próximo dia 10 de Abril, pelas 16h00, na Rua Vasco da Gama, a iniciativa “1.º Folar da Páscoa de Quarteira”. 

Pretende-se produzir um folar gigante com um comprimento de 200 m, que será servido aos compradores de uma senha no valor de €0,50, que incluirá um copo de vinho do porto.   

As receitas arrecadadas serão entregues a uma ou mais instituições de solidariedade social da freguesia, a designar pelos promotores do evento.   A par do simbolismo da tradição do folar associada à quadra da Páscoa, esta iniciativa reveste-se de especial importância para a dinamização do comércio local e também das actividades turísticas, numa época do ano em que são muitos os visitantes que se encontram em Quarteira.   

Recorde-se que a Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura tem vindo a realizar acções inéditas com o mesmo cariz, como é o caso do Bolo-Rei Gigante, durante a época de Natal."

in, VDQ, Abril 2009

...................................................

O comercio local deveria de apostar mais na realização deste tipo de actividades, não unicamente em datas festivas. Manter uma certa dinâmica, que permita às pessoas sentir interesse, em visitar Quarteira e  combater esta "passividade" que existe, na baixa e ao longo da avenida.

Contudo, é uma grande iniciativa a relaização deste 1º Folar Gigante de Quarteira.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

VIII Triatlo Cidade de Quarteira - Prof. Carlos Gravata e Taça da Europa de Triatlo 2009

Quarteira vai ser palco do VIII Triatlo Cidade de Quarteira - Prof. Carlos Gravata e da Taça da Europa de Triatlo. Isto é significativo, de que existem condições na nossa cidade para o desenrolar de grandes provas desportivas, que colocam o nome de Quarteira a um nível bastante alto. Este ano devido, também à Taça da Europa, a afluência será tremenda.

Mais informações aqui