quinta-feira, 16 de abril de 2009

Temporada de Arte Sacra em Loulé... Podia vir a Quarteira...

"Está a decorrer até ao mês de Junho uma temporada de Arte Sacra em Loulé, que irá integrar uma exposição, concertos de música, uma conferência e o lançamento de uma publicação.
Uma das componentes mais importantes desta iniciativa é a exposição "A Noite sem Escuridão - Arte Sacra do Concelho de Loulé", patente na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, até13 de Junho.
Comissariada por José António Falcão, esta exposição vai contar com cerca de meia centena de peças de grande interesse artístico que foram intervencionadas nas áreas de conservação e restauro, que permitiu contribuir para a preservação e valorização do património religioso concelhio.
Estes objectos inserem-se em vários períodos artísticos e tentam englobar todas as categorias da arte religiosa. Durante o período da exposição, vai abrir ao público a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, recentemente restaurada."

in, CML, Abril de 2009
......................................................

É certo que sou estudante de património cultural, a arte sacra esta englobada nesse termo, contudo não gostava muito deste tema em particular, achava decididamente "aborrecido". Só que um dia, no Museu de Faro, assisti a uma palestra em que o orador tinha como tema,  a arte sacra e utilizava raio-x para ver o interior das obras. Deste modo, podíamos observar quando tinham sofrido alterações por parte de "bicharocos"  ou por acção do homem. A partir desse momento, tornou-se um tema muito interessante para mim.
Agora algo de valor, seria fazer com que essa exposição de arte sacra, sofresse um pequeno desvio e fosse colocada em exposição em Quarteira. Quem sabe numa das duas Igrejas da cidade, acredito que os Quarteirenses que pela mais variadas razoes não se podem deslocar a Loulé, gostariam de observar as estatuetas. 

Nenhum comentário: