segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quarteira - Placa topinímica do Automóvel Clube de Portugal do Inicio do Século XX.

"Placa topinímica do Automóvel Clube de Portugal que marcava, em Quarteira, a entrada da vila. Estas placas foram colocadas pelo ACP no inicio do séc. XX nas principais localidades e vias de comunicação de forma a orientar os viajantes do turismo que se desenvolvia, mas também como uma marca de distinção e referência.
Estas placas são constituidas por letras individuais feitas em série e pintadas á mão em quadrados de azulejo que são agrupados formando as palavras pretendidas. No cimo do topónimo é visivel a sigla do ACP em letras entrelaçadas.
É de todo o interesse preservar este património na medida em que traduz a memória e retrata uma época e uma sociedade cultural com uma história e uma identidade própria."

in, Lugares do Sul, Julho de 2008
........................................................

Após alguma pesquisar no Google, é possivel encontrar blogues com tópicos muito interessantes relacionados com a nossa terra. Este é sem dúvida, um deles, contudo não sei onde fica esta placa, se algum visitante do blogue souber agradecia que colocasse um comentário a mencionar a sua localização. Afinal, é património cultural de Quarteira!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ok Joaão! Vou perguntar à Susana, ou melhor, perguntas tu quando ta apresentar ;)

CRF disse...

A mencionada placa ainda lá se encontra apesar da casa que a ostenta ter beneficiado de obras,agora o que foi a casa da Maria Rosalina é um restaurante mesmo em frente onde até há pouco tempo funcionou uma tipografia,mesmo no inicio da rua 25 de Abril.

João Carlos Santos disse...

CRF, agradeço a informação acerca da localização da placa. Hoje ainda sou capaz de ir ver a mesma e o estado em que está.
Obrigado