quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

International GrandMother - Rússia e China propõem tratado para proibir uso de armamento espacial

Rússia e China propõem tratado para proibir uso de armamento espacial

"A China e a Rússia apresentaram hoje uma proposta de tratado para a proibição de armamento espacial, numa iniciativa que surge como resposta ao projecto americano para a instalação de um sistema de defesa antimíssil na Europa de Leste.

No essencial, o tratado prevê a proibição quer do envio de sistemas ofensivos para o espaço, quer o uso da força para destruir ou danificar satélites e outras infra-estruturas existentes fora da atmosfera.

“Se não evitarmos a corrida ao armamento espacial, a segurança internacional estará em perigo”, declarou o chefe da diplomacia de Moscovo, para quem esta deve ser uma das principais preocupações da ONU. “É tempo de começarmos a pôr em prática um trabalho sério neste domínio”, insistiu Lavrov. "

in, Público, 12-02-08

......................................................

“É tempo de começarmos a pôr em prática um trabalho sério neste domínio”, em todo o texto esta acaba por ser a frase mais importante. Mas atenção! Como dizem os meus amigos ingleses "There`s always a catch", deste modo podemos nos perguntar mas a que custo será levado a cabo todo esse entendimento? Estamos perante três grandes super-potencias mundiais, acredito que é um facto indiscutível que nenhuma deseje ficar atrás da outra. Estados Unidos da América, o grande gigante tecnológico que domina financeiramente e militarmente o Mundo, Federação Russa, um gigante com um potencial enorme envolto numa crise que já vem do tempo dos Czares e por fim a China, ainda com a sombra de Deng Xiaoping a pairar sobre ela e a inundar o mercado com os seus produtos.

Após ler com alguma atenção a noticia só tiro uma conclusão, este tratado vem das paredes do Kremlin e a China como sempre aqui a fazer o papel de parceiro da Rússia. Toda esta situação não está a ser levantada por causa do medo de alguns países terem o poder para destruir satélites, passa sim, pelo facto da Rússia ter desistido de bases no Vietname e os Americanos terem criado novas bases da Europa do Leste. Meus amigos, o governo que propõe este tratado é o mesmo que ameaça apontar misseis à Ucrânia se esta entrar na NATO! E os nossos amigos "policias do Mundo" desejam colocar um escudo anti-missil na Ucrânia... Esta questão da proibição de uso de armamento espacial é tudo uma grande fachada para ver se conseguem abrir caminho para outro tipo de negociações mais importantes.

Neste momento as posições que estão a ser tomadas apontam para um retorno o ambiente que se vivia na Guerra-Fria... Será que teremos uma Parte II da Guerra-Fria.

Assim é inaugurado o novo espaço do Café da Avozinha, onde serão discutidos assuntos de politica internacional.

Nenhum comentário: