domingo, 17 de fevereiro de 2008

O Espaço do Utilizador - Iolanda e o Atletismo


Muitos dizem que o desporto é algo que os jovens devem praticar, mas muitas vezes, ou não existe o desporto escolhido na zona de residência, ou não existem condições para o praticar. Vejamos o meu exemplo: Sou praticante de Atletismo, treino todos os dias na Pista Municipal de Quarteira e considero que tenho sorte de ter pista para treinar, mas vejamos isto de outro ponto de vista. Há cerca de uma semana houve uma prova, e uma das disciplinas era Salto á Vara, até ai, tudo bem, pois é obrigação dos clubes ensinarem as várias disciplinas da modalidade, mas como é que se ensina uma disciplina sem condições para isso? Na realidade, a Pista Municipal de Quarteira não possui colchões de Salto á Vara, e nós tivemos de treinar para a areia, porque para utilizarmos colchões próprios teríamos de nos deslocar a Vila Real de Santo António, Lagos ou Albufeira, e o pior de tudo, é que existiam uns colchões velhos de Salto em Altura, mas como estavam estragados e agora há um novo deitaram-nos fora, o que ainda impossibilitou mais a possibilidade de aprender-mos esta disciplina, pois os colchões velhos eram utilizados para salto á vara.

Mas largando esta situação, deparamo-nos com outra, que é mais fácil de resolver, mas não deixa de ser grave, o Lançamento do Dardo, Disco e Martelo. É praticamente impossível treinar estas disciplinas durante a semana, e os atletas têm de se deslocar á pista no fim-de-semana, de manhã, e mesmo assim estamos condicionados com a possibilidade de haverem jogos ou provas, e realmente, o problema é este: Não se pode lançar para o campo, quando este está sempre cheio de futebolistas e como se não bastasse, também não podemos lançar para a terra porque está sempre com os escalões mais jovens de Futebol. Esta situação poderia ter sido evitada, se o horário dos treinos do Futebol não fossem ao mesmo tempo que o horário dos treinos de Atletismo, tal como na época passada acontecia, mas como tal não acontece, os atletas deslocam-se á pista ao Sábado de manha.

Aproveito para falar também dos balneários que utilizamos para nos equipar e desequipar, que estão num estado lastimável. Eu para me equipar, sento-me em cima de uma banca de mármore ou então numa maca de massagista, se quiser tomar banho, tenho um daqueles “chuveiros” sem o próprio chuveiro, ou seja, meto a cabeça debaixo de água e parece que faço um buraco na cabeça, mas o pior vem a seguir, é que no caso de eu querer ir á casa de banho, ou me desloco ao lado a cerca de 100m do balneário ou então tenho de utilizar aquelas sanitas antigas que estão mesmo no chão, parecidas com bacios, mas mesmo encaixadas no chão, ou seja, é como se estivéssemos a urinar para o chão, mas temos lá um buraco… Enfim, são estas as boas condições que os praticantes de atletismo que vêm á pista de Quarteira possuem, só podemos aguardar por melhorias.

Iolanda Martins

.......................................................

Aqui está o testemunho de uma jovem de 14 anos que pediu à Avozinha para colocar este texto no blogue. É bom ver que a juventude cada vez mais se começa a questionar acerca de certas situações e tenta ir a raiz das mesmas. Espero que consigas as boas condições que tanto esperas Iolanda.

Nenhum comentário: