sábado, 9 de junho de 2007

This is Quarteira Not Loulé!!!

Quarteira e Loulé... Loulé e Quarteira...

Desde de tempos que já lá vão estas duas terras têm entre si uma rivalidade desmedida, acaba por ser algo que já vem no sangue de cada Quarteirense e Louletano à nascença. Não sei... Algo que nos é imposto pela tradição, talvez porque durante anos e anos tenha existido uma concentração de tudo o que era serviços e bens na Vila (Loulé). As pessoas eram obrigadas a deslocar-se a Loulé para comprar ou tratar seja o que fosse, outras situações de desprezo pelo pobre pescador que cheira a peixe possam também ter alimentado a questão, proibição de gentes de Quarteira em certos e determinados estabelecimentos, mil e uma coisas que as pessoas mais velhas contam. Hoje em dia parece que a febre não acalmou e quando se encontram imagens destas na Internet dá que pensar.

Image Hosted by ImageShack.us


Acredito que podemos entender o significado desta imagem, mexendo um pouco na questão de Quarteira a Concelho, como estamos no concelho de Loulé pode existir pessoas que pensem num todo quando se fala no concelho, mas para algumas pessoas essa ideia nem se coloca pois Quarteira é Quarteira a terra sacrificada, explorada, abusada pelos ricos Louletanos ao longo de anos. Logo existe aquele sentimento de vingança e diferenciação do estatuto de Quarteira no âmbito do concelho e que Loulé deve mais a esta terra do que ela a Loulé. É o puro sentimento de injustiça, claro que isso é verificado por exemplo na falta de estruturas culturais e outros que existem em Quarteira, porque Loulé foi uma terra que fez, fez, fez para ela mas esqueceu Quarteira, ao entrar no século XXI parece que finalmente perceberam que Quarteira existe.

Algumas realidades que de vez enquando faz bem relembrar, para as pessoas saberem algumas das razões para este clima que existe entre estas duas terras e que dificilmente vais desaparecer.

This is Quarteira not Loulé!!!

Nenhum comentário: