terça-feira, 10 de julho de 2007

Biblioteca de Praia



"Biblioteca de Praia novamente na marginal em Quarteira"


A Biblioteca Municipal de Loulé, em conjunto com a Junta de Freguesia de Quarteira leva, pelo quarto ano consecutivo, a leitura à beira mar. A Biblioteca de Praia estará, de 14 de Julho a 31 de Agosto na Marginal em frente à Praça do Mar.

Os veraneantes podem visitar a Biblioteca entre as 10:30 e as 17:45 horas. Uma carrinha identificada colocará à disposição dos leitores cerca de 1200 livros, com especial incidência sobre a literatura, assim como a jornais locais, regionais, nacionais e revistas que podem ser consultados numa esplanada diferente com vista para o mar.

Para ter acesso aos empréstimos é apenas necessário um documento identificativo que será retido até à devolução dos livros emprestados, com uma duração do empréstimo de 3 dias.

Refira-se, no ano passado, a biblioteca de praia teve uma média de 1200 empréstimos, durante o período de Verão.

Fonte: Jornal Região Sul

Mais uma vez o executivo Camarário preocupa-se com o estado da leitura na Freguesia de Quarteira e isso é de louvar. Mas não é de louvar o facto desta biblioteca ambulante, só passar por terras de Quarteira no Verão, quando a população quase triplica (turistas). Então quer dizer que esta é um biblioteca/esplanada para turistas? Se a gente contar com um ou dois residentes, parece-me que é para encher o olho aos de fora.

Caso existisse uma verdadeira preocupação de Loulé para com o estado da leitura em Quarteira, acredito que existiria a biblioteca de Inverno. É uma ideia não acham? Não sou assim tão velho, mas tenho boas recordações de uma biblioteca da Gulbenkian que costumava estar em frente ao Parque Poeta Pardal a qual cheguei a ir requisitar muitos livros. Mas seria uma ideia a explorar, mas parece que não existe vontade para tal.

O que a gente precisa em Quarteira é uma biblioteca, não de bibliotecas de praia para turistas.


6 comentários:

Anônimo disse...

O João diz: - O que a gente precisa em Quarteira é uma biblioteca, não de bibliotecas de praia para turistas.

Concordo plenamente!

Ha que fazer força para que isso aconteça.

Mas os nossos políticos devem achar que: Quanto menos souberem, mais felizes serão; Quanto menos informados, melhor para nós.

Anônimo disse...

Biblioteca para quê? Os resultados da última avaliação do 9º ano na disciplina de matemática falam por si. APENAS UMA NOTA POSITIVA. A Câmara PSD deve continuar a disponibilizar mais bibliotecas para os turistas. Os de cá não precisam, não sabem ler. O Salazar também dizia que apenas bastava saber ler e contar. Pena é que agora nem isso. Construam mas é outra biblioteca em Loulé.

Anônimo disse...

Este anónimo, pela burrice demonstrada, ou é político ou professor frustrado e incompetente…

João Carlos Santos disse...

Se a biblioteca/centro cultural que eventualmente têm projectada ali para o largo do mercado da Quarta-Feira for contruida, acredito que passaria muito do meu tempo por lá a estudar para as frequências.

Nos meus tempos de secundário, aquela que era a biblioteca Municipal de Quarteira é a da Escola Drª Laura Ayres. Tem lá funcionária paga pela CML. Praticamente era só para ser utilizada por estudantes, pessoas fora da escola, teriam que adquirir uma autorização para entrar e blá blá blá...

Assim aquele espaço era mais para os estudantes e o acesso ao resto dos cidadãos era sempre um pouco complicado.

Vendo isto... Uma biblioteca para Quarteira seria da maior importância para o desenvolvimento intelectual da nossa juventude e não só.

Podemos falar também do espaço onde ser dão as reuniões da assembleia de freguesia, em que existem lá algumas estantes bem equipadas com livros da maior utilidade, mas não deixa de ser um espaço pequeno.

Desta vez para Quarteira... Algo como deve de ser... Nós queremos um livro não queremos páginas...

Nós queremos um biblioteca não uma bilioteca de praia...

Abraços.

Anônimo disse...

olá, sou a coordenadora do projecto Boa Onda implantado na Abelheira, e embora não sendo quarteirense, nem louletana, nem sequer algarvia, adoro, a tempo inteiro, a vossa terra e sobretudo as vossas GENTES. também como cidadã livre e ininquadravel em qualquer partido politico ouso dar a minha opinião (não sobre alguns dos comentários aqui postados, que me arrepiaram apesar do calor)mas sobre a biblioteca de verão: de facto é mais uma iniciativa "para inglês ver" e meramente destinada à comunicação social e à obtenção de algum protagonismo, pois garanto-vos que preocupação REAL e VONTADE para alterar de raiz mentalidades (através da educação e da cultura)é muito pouca.Pela minha parte prometo fazer os possiveis para dar de facto, pelo menos às pessoas da Abelheira, a oportunidade de serem dismistificadas e encontrarem o seu lugar na comunidade, mas sem estereotipos, nem discriminações.
Um abraço

João Carlos Santos disse...

Pleanemente de acordo com a visão da Adelaide Correia. No fundo é para encher as páginas dos jornais.

Abraços.