terça-feira, 24 de julho de 2007

Quarteira submersa... Projecto com futuro?

Quarteira possui um grande legado arqueológico ainda à espera para ser explorado.

"Descer ao fundo do mar e visitar o que resta de uma antiga cidade romana ou de um avião norte-americano da II Guerra Mundial pode ser uma realidade em breve, segundo um projecto que prevê a criação de circuitos arqueológicos subaquáticos ao largo de Quarteira." "Subscrito pela empresa "Hipocausto", o projecto, que visa valorizar o património arqueológico submerso de Quarteira, prevê passeios em barcos de fundo de vidro, motas de água especiais (que podem descer até aos 12 metros de profundidade), e a realização de mergulhos, com garrafa ou com respirador ("snorkeling").A ideia é colocar placas explicativas - dentro de água e junto aos locais de interesse - a identificar as estruturas passíveis de serem visitadas, algumas com mais de 2.000 anos." "De acordo com aquele responsável, na área abrangida pelo estudo (cerca de 4 quilómetros ao longo do litoral) poderão ser criados quatro ou cinco circuitos distintos, de interesse arqueológico e geológico. A realização do projecto, que envolveu pesquisa documental, levantamento topográfico e investigação submarina, permitiu identificar vários locais passíveis de exploração turística no litoral, designadamente as ruínas de Loulé Velho, o Forte Novo, Torre de Quarteira, Vinhas do Casão e Cerro da Vila. Do projecto faz parte ainda a edição de um CD-Rom com reconstrução virtual dos locais em três dimensões." "O projecto "Quarteira Submersa" é o último dos 17 projectos já elaborados no âmbito do INOVAlgarve - uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, com o apoio de fundos comunitários. O próximo passo é o lançamento de um concurso público para a exploração turística dos locais, com o apoio do Instituto Português do Património Arqueológico (IPPA) e da Câmara Municipal de Loulé."

Fonte: CCDR-ALG ,Terça, 23 de Novembro de 2004 - 18:31:29

.................................................................................................................................................................................................................................

Quando se fala em Turismo e Arqueologia, acredito que estas duas palavras foram criadas de forma a completarem-se. Sem dúvida, uma mistura algo interessante, existem casos em que certas terras optaram pela preservação do seu Património Histórico/Cultural, essa iniciativa acabou por levar até elas uma nova dinâmica e uma maior "saúde económica" para os seus habitantes.

Como sempre tive um grande amor pela História, mas o destino não me deixou seguir por esses caminhos, contudo não perdi esse fervor por ela, ao estudar o fenómeno turístico consegui deduzir que Turismo/Arqueologia é uma mistura explosiva e uma grande fonte de rendimento.

Seria interessante o potencializar desse património que encontra-se ao largo de Quarteira, contribuindo assim para a sua preservação e para dar a conhecer um pouco mais da História desta terra, pois acredito que já perdeu muito para o betão e ferro. Se a CCDR, CML, outros organismo que estejam interessado, com o apoio dos arqueólogos, penso que no fundo do mar encontram-se ainda enumeros artefactos desejosos de ver a luz do dia, que podem servir de imagem marca para uma Cidade de Quarteira que em terra tem uma visão do seu presente e futuro e no mar uma visão do seu grande passado.

Num futuro próximo, não estaria fora de contexto a criação de uma Associação de Preservação do Património Quarteirense, isto são ideias meus amigos, agora cabe-nos a gente decidir o que queremos fazer com o passado da nossa terra.

Para Quarteira, sempre mais e melhor!

Nenhum comentário: